“#AnneFrank. Histórias Paralelas” : Documentário estreia a 19 de março

Estreia do filme #AnneFrank. Historias Paralelas

Está a chegar aos cinemas nacionais o documentário “#AnneFrank. Histórias Paralelas” (#AnneFrank. Parallel Stories), filme realizado por Sabina Fedeli e Anna Migotto, com a participação de Helen Mirren, sobre Anne Frank, uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, aos 15 anos. Ela tornou-se uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do “Diário de Anne Frank (1947)”.

Nascida em Frankfurt no dia 12 de junho de 1929, viveu grande parte da sua vida em Amesterdão, na Holanda, onde perdeu a sua cidadania alemã. Hoje teria 90 anos de idade. O documentário dedicado a ela conta a história da sua vida através das páginas do seu diário : um texto extraordinário que deu a conhecer a tragédia do Nazismo a milhões de leitores ao redor do mundo, e revelou a brilhante inteligência duma jovem rapariga que gostava de se tornar escritora.

A história de Anne é intercalada com a de cinco sobreviventes do Holocausto, raparigas adolescentes como ela, com os mesmos ideais, o mesmo desejo de viver, a mesma coragem: Arianna Szörenyi, Sarah Lichtsztejn-Montard, Helga Weiss e as irmãs Andra e Tatiana Bucci.

Como teria sido a vida de Anne Frank se tivesse sobrevivido aos dias em Auschwitz e Bergen Belsen? O que a sua voz talentosa teria nos dito sobre o mal, sobre Auschwitz, sobre as marchas da morte, sobre Bergen Belsen? E o que a faz, ainda hoje, uma amiga de milhões de adolescentes que se identificam com a sua juventude, o seu sofrimento e os seus medos? Anne escreveu sobre si e o mundo a sua volta a uma amiga imaginária chamada Kitty, um espelho e um consolo para ela.

“#AnneFrank. Histórias Paralelas” estreia nos cinemas portugueses a 19 de março.

Artigos relacionados