Decorreu no Royce Hall da UCLA, em Los Angeles, na California, a 47ª edição dos Annie Awards, prémios popularmente conhecidos como os “Óscares” da animação, que são concedidos anualmente pela Associação Internacional do Cinema de Animação.
Numa edição histórica para o cinema português, “Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, arrecadou um dos prémios mais importantes, o de Melhor Curta-Metragem, uma categoria onde estava incluída outra produção nacional, “Purple Boy”, de Alexandre Siqueira.
O grande vencedor da noite foi “Klaus”, uma produção da Netflix, que deu ao português Sérgio Martins a estatueta de Melhor Animação de Personagens em Longa-Metragem, pela personagem de Alva. A animação do realizador Sergio Pablos conquistou ainda mais seis prémios, incluindo o de Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Realização, superando animações como “Frozen II: O Reino do Gelo” e “Toy Story 4”.
“J’Ai Perdu Mon Corps”, vencedor dos prémios de Melhor Longa-Metragem Independente, Melhor Argumento e Melhor Banda Sonora, permitiram à gigante de streaming um domínio avassalador na cerimónia, que se estendeu às produções televisivas, principalmente pela série “Love, Death & Robots”, vencedora em quatro categorias, uma das produções mais premiadas da noite, só superada por “Klaus”.
A cerimónia de entrega dos Annie Awards foi marcada pela homenagem ao britânico Richard Williams (Quem Tramou Roger Rabbit?), cineasta que morreu em agosto do ano passado, aos 86 anos.