Segundo a Variety, Antoine Fuqua (The Equalizer 3: Capítulo Final) vai dirigir um documentário sobre Nelson Mandela (1918-2013), um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1993.
Provisoriamente intitulado “Troublemaker: The Story Behind the Mandela Tapes“, o filme usará entrevistas de áudio recém-descobertas com o próprio Mandela para fornecer uma “representação honesta, precisa e definitiva” do homem que continua a ser um símbolo global de justiça, esperança e dignidade humana universal”, de acordo com um comunicado de imprensa.
Fuqua uniu-se ao projeto com Mac Maharaj, amigo íntimo e ex-companheiro de cela de Mandela, que atuará como produtor executivo. Enquanto passava 12 anos ao lado de Mandela numa pequena cela na Ilha Robben, Maharaj transcreveu a autobiografia de Mandela antes de sair da prisão. Mais tarde, tornou-se ministro no governo de Mandela.
“Através de entrevistas de áudio recentemente descobertas de Mandela que contam intimamente as suas experiências de vida, bem como as reflexões e percepções pessoais de Maharaj, o filme revelará as forças que moldaram o ícone global que é Nelson Mandela”, lê-se na descrição do projeto.
O documento também acrescenta: “Preso durante 27 anos, este advogado ativista pioneiro que se tornou combatente da liberdade saiu da prisão para um país à beira de uma violenta conflagração racial para se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.”
Maharaj também contribuirá com a sua própria experiência e visão para o projeto, esclarecendo detalhes como a forma como conseguiu estabelecer um elo de comunicação ilícito para que Mandela pudesse falar com a liderança do ANC no exílio.
Fuqua iniciou a produção na África do Sul, entrevistando vários ex-camaradas de Mandela e outras figuras-chave que conheceram o homem carinhosamente apelidado de “Madiba”. O documentário será financiado pela Lorton Entertainment.