“Antologia do Pequeno Machado”: Série de Steve McQueen estreia na RTP2

Na semana em que se assinala o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racional, a RTP2 estreia esta quinta-feira, 17 de março, às 22:00h, a série antológica dramática de Steve McQueen intitulada “Antologia do Pequeno Machado” (Small Axe), baseada nas experiências da vida real da comunidade das Índias Ocidentais de Londres.

Esta produção da BBC passa-se entre os anos de 1969 e 1982, e retrata fragmentos da história britânica que nunca foram realmente contados. Em cinco episódios, com a duração de 1 hora, a série dá a conhecer cinco histórias que nos mostram o sofrimento, as conquistas e as lutas de uma comunidade que desafiou a cultura e provocou um impacto profundo na sociedade, mostrando coragem, fé e resiliência para superar a injustiça.

John Boyega, Letitia Wright, Naomi Ackie, Richie Campbell, Calum Callaghan, Gary Beadle, Ben Caplan, Neal Barry e Jack Lowden, são alguns dos nomes que fazem parte dos elencos dos 5 episódios intitulados “Mangrove”, “Lovers Rock”, “Vermelho, Branco e Azul”, “Alex Wheatle” e “Educação”, que serão exibidos por esta ordem de 17 a 23 de março, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.

Conheça um pouco mais os filmes.

17 março – “Mangrove”

A história real de Frank Crichlow, cujo restaurante “West Indian Mangrove”, um animado centro comunitário em Notting Hill, Londres, atraiu moradores, ativistas, intelectuais e artistas. Numa época de flagrante discriminação racial, o negócio livre de drogas de Crichlow sente o peso de implacáveis rusgas policiais. Numa tentativa de acabar com a discriminação e a ruína da sua base comunitária, Frank e os seus amigos saem às ruas num protesto pacífico em 1970, mas são alvo de agressão policial. Segue-se um julgamento altamente divulgado.

18 março – “Lovers Rock”

Uma história fictícia de um amor jovem numa festa de blues em 1980. O filme é uma ode ao género reggae romântico conhecido como Lovers Rock, e à juventude negra que encontrou liberdade e amor no seu som nas festas em Londres, numa época em que não era bem-vinda em discotecas exclusivas para brancos.

21 março – “Vermelho, Branco e Azul”

Depois de ver o seu pai agredido por polícias, um jovem negro decide juntar-se às forças policiais, na esperança de mudar as atitudes racistas. Mas a sua decisão leva-o a ter de enfrentar a desaprovação do seu pai e o racismo nas fileiras.

22 março – “Alex Wheatle”

A verdadeira história do premiado escritor Alex Wheatle. Tendo passado a sua infância num lar institucional maioritariamente branco, sem amor ou família, finalmente encontra um senso de comunidade pela primeira vez em Brixton, onde desenvolve uma paixão pela música e por DJing.
Quando é preso durante a revolta de Brixton de 1981, confronta o seu passado e vislumbra um caminho para a sua cura emocional.

23 março – “Educação”

Quando Kingsley, de 12 anos, é transferido para uma escola especial, um grupo de mulheres das Índias Ocidentais descobre uma política de segregação não oficial que impede muitas crianças negras de receber a educação a que têm direito.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados