Anunciada a programação da 13ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

Programa da 13ª edição do Leffest 2019

Realizou-se ontem no Palácio Nacional de Queluz a conferência de imprensa de apresentação da 13ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que contou com a presença de Paulo Branco, Director do LEFFEST, de Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura e das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, e de Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Para além da imagem gráfica do certame, foram revelados alguns dos principais eventos e convidados, bem com a programção do festival que decorrerá entre 15 e 24 de Novembro, em Lisboa e Sintra.

Na Seleção Oficial em Competição estarão presentes doze filmes, entre os quais, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, “Happy Birthday”, de Cédric Kahn, “Atlantis”, de Valentyn Vasyanovych, ou “The Wild Goose Laque”, de Yi’nan Diao, que, segundo a organização, visa “descobrir filmes de grande qualidade de jovens realizadores de todas as partes do globo”.

O júri desta secção é composto pela pianista portuguesa Maria João Pires, pela cantora e atriz Yasmine Hamdan, pelo ator brasileiro Wagner Moura e pela atriz e modelo Victoria Guerra.

Já na Seleção Oficial Fora de Competição serão exibidos 14 filmes, com o objetivo de proporcionar “um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial, dando-lhe a possibilidade de conhecer em antestreia nacional os filmes mais esperados da próxima temporada”, de acordo com a organização do festival.

Nesta secção serão apresentados títulos como “The Lighthouse”, com Willem Dafoe e Robert Pattison, “Comportem-se Como Adultos“, do realizador grego Costa-Gavras, “Sorry, We Missed You”, de Ken Loach, “A Hidden Life”, de Terrence Malick, “Les Misérables“, de Ladj Ly e “It Must Be Heaven“, de Elia Suleiman, estes dois últimos candidatos aos Óscares por França e Alemanha, respetivamente.

A programação também inclui Homenagens e Retrospectivas aos cineastas portugueses José Miguel Ribeiro e Rita Azevedo Gomes, ao alemão Christian Petzold, ao romeno Corneliu Porumboiu, à italiana Alice Rohrwacher e ao realizador francês Damien Manivel, que marcarão presença para apresentarem os seus filmes seguido de debates.

Na lista de convidados também fazem parte nomes importantes do setor como Wim Wenders, uma das figuras mais importantes do cinema alemão contemporâneo, o ator norte-americano Willem Dafoe, a atriz belga Virginie Efira, o realizador Abel Ferrara e a compositora e realizadora Laurie Anderson, entre muitos outros.

O Leffest’19 conta ainda com dois ciclos temáticos, o “Looking for Homeland”, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, e o “Simpósio Internacional: Resistências”, onde serão abordados e discutidos temas como justiça climática, a igualdade social, as denúncias de corrupções e outras reivindicações. Entre os oradores encontra-se Maxime Nicole, representante do movimento francês dos coletes amarelos, o filósofo e ator Mehdi Belhaj Cacem e Omar Barghouti, ativista dos direitos humanos e cofundador do movimento Boycott, Divestment and Sanctions.

Na capital, o festival vai percorrer espaços como o Nimas, o Cinema Medeia Monumental, o Fórum Lisboa, o Teatro Maria Matos ou o Teatro do Bairro, e em Sintra terá exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz e Quinta Mont Fleuri.

Para mais informações consulte o site oficial do LEFFEST.

Artigos relacionados