Anunciados os 15 documentários que continuam na corrida aos Óscares 2018

Após analisar as 170 produções submetidas, a Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a lista dos 15 filmes que continuam na corrida à estatueta dourada da próxima edição dos Óscares, na categoria de Melhor Documentário.

Entre os títulos revelados encontra-se “An Inconvenient Sequel: Truth to Power”, de Bonni Cohen e Jon Shenk, 11 anos depois do primeiro filme “Uma Verdade Inconveniente” (An Inconvenient Truth), realizada por Davis Guggenheim, ter vencido a estatueta nesta categoria.

A lista inclui ainda o vencedor de Melhor Documentário para a National Board of Review, atribuido no passado mês de novembro a “Jane”, de Brett Morgen, que explora o trabalho da antropóloga Jane Goodall.

“City of Ghosts”, “Visages, Villages”, “LA 92” e “Strong Island”, quatro dos cinco finalistas nomeados para os prémios da Associação Internacional de Documentários (IDA), cujo vencedor será conhecido esta noite, também integram a restrita lista.

Os nomeados nesta categoria, também poderão ser selecionados aos prémios de outras, desde que cumpram os requisitos indicados pela Academia. No dia 23 de janeiro de 2018 serão anunciadas todas as nomeações e os vencedores revelados na 90ª edição dos Óscares marcada para o dia 4 de março de 2018, no Dolby Theatre, em Hollywood.

Confira os títulos dos 15 documentários:

– “Abacus: Small Enough to Jail”, de Steve James
– “Chasing Coral”, de Jeff Orlowski
– “City of Ghosts”, de Matthew Heineman
– “Ex Libris: New York Public Library”, de Frederick Wiseman
– “Visages, Villages”, de JR e Agnès Varda
– “Human Flow”, de Ai Weiwei
– “Icarus”, de Bryan Fogel
– “An Inconvenient Sequel: Truth to Power”, de Bonni Cohen e Jon Shenk
– “Jane”, de Brett Morgen
– “LA 92”, de Daniel Lindsay e T.J. Martin
– “Last Men in Aleppo”, de Firas Fayyad e Steen Johannessen
– “Long Strange Trip”, de Amir Bar-Lev
– “One of Us”, de Heidi Ewing e Rachel Grady
– “Strong Island”, de Yance Ford
– “Unrest”, de Jennifer Brea

Artigos relacionados