“Aparição”: Filme de Fernando Vendrell representa Portugal no VXII Festival de Cinema Europeu na Venezuela

Filme Aparição no Festival de Cinema Europeu Euroscopio 2021

O filme “Aparição“, de Fernando Vendrell, vai representar Portugal no XVII Festival de Cinema Europeu – Euroscopio 2021, na Venezuela, no qual participam 25 obras cinematográficas de 19 países, ao longo de todo o mês de novembro.

“O tradicional Euroscopio, regressa à Venezuela, e a principal novidade deste ano é o facto de o programa poder ser apreciado online e gratuitamente, mas também nas salas de cinema de diferentes cidades do país”, afirma em comunicado a delegação da União Europeia, organizadora do evento, que tem por objetivo que o público deste país “conheça as novidades da cinematografia europeia”.

“Aparição”, uma adaptação cinematográfica do romance homónimo de Vergílio Ferreira, estreou-se no Fantasporto, em março de 2018, e venceu o prémio de Melhor Filme Português. Ambientado no final dos anos 1950, o filme conta nos principais papéis com Jaime Freitas, Victória Guerra, João Cachola, Rui Morisson, Rita Martins, Teresa Madruga, João Lagarto e Ricardo Aibéo.

A história passa-se no final dos anos 50, quando Alberto Soares (Freitas), um jovem professor do liceu é colocado em Évora, onde pretende iniciar-se como escritor. Deixa-se seduzir por Sofia (Guerra), uma das três filhas de um médico local. Nas aulas Alberto põe à prova os seus ensaios existenciais cativando um aluno, Carolino (Cachola). Quando Sofia o troca inesperadamente por Carolino, Alberto sucumbe ao tumulto passional e ao extremismo das suas convicções.

De acordo com o comunicado, os filmes estão classificados por géneros como comédia, drama, romance, ficção, biografia e documentário, e abordam questões sociais, inclusão, poder da mulher, imigração, amizade, questões familiares e histórias de superação, através de títulos reconhecidos em diferentes festivais internacionais.

A programação do XVII Festival de Cinema Europeu pode ser consultada no site oficial do Euroscopio.

Artigos relacionados