Arranca hoje a 1ª edição do FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão

FICLO 2019 - Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão

Arranca esta quinta-feira, 4 de abril, a 1ª edição do FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão, uma organização do Cineclube de Tavira em colaboração com a Câmara Municipal de Olhão, e o apoio do programa cultural 365 Algarve, que propõe um programa de inesperadas ligações entre o cinema e a literatura,

“The Gentle Indifference of the World”, de Adilkhan Yerzhanov, é o filme de abertura e será exibido no Auditório Municipal de Olhão, pelas 19:00 h, com a presença do realizador. No final da sessão, a organização convidou o Chef Adérito de Almeida para elaborar um Menu Fílmico, a partir de produtos regionais, inspirado na longa-metragem do Cazaquistão.

A programação do FICLO 2019 também incluí uma Competição Internacional composta por 10 filmes que nunca circularam pelas salas portuguesas, bem como, Sessões Especiais, Masterclasses, Oficinas, Instalações, Performances, Leituras, Concertos e Passeios Filmicos.

Na secção “País Convidado”, dedicado à Suécia, serão apresentados cinco filmes:”Na Fronteira”, de Ali Abbasi, “A Respeito da Violência“, de Göran Olsson, “Canções do Segundo Andar”, de Roy Andersson, “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman e “Deixa-me Entrar”, de Tomas Alfredson.

A cineasta soviética Kira Muratova, falecida em 2018, será homenageada com uma retrospectiva na secção “Realizadoras”, enquanto que, a secção “Obra Criativa – Leituras de Filmes Mudos”, contará com a presença de ilustres convidados que entrarão em diálogo com as imagens dos três filmes mudos, que a organização considera “uma experiência irrepetível”.

O FICLO decorre até ao dia 13 de abril no Auditório Municipal de Olhão, na Associação Cultural Re-Criativa República 14, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, no Mercado da Fruta, entre outros espaços daquela cidade algarvia.

Para mais informações, consulte o site oficial do FICLO.

Artigos relacionados