Arranca hoje a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema de Avanca

Festival Internacional de Cinema Avanca 2019

Está prestes a arrancar a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema Avanca, um evento organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, que decorre até ao dia 28, com o apoio de várias entidades governamentais, municipais e locais.

A partir das 21:45h desta quarta-feira, 24 de julho, no Auditório Paroquial de Avanca, terá início a cerimónia de entrega dos prémios da edição de 2018, que será transmitida via internet, num direto assegurado por alunos de televisão e vídeo da Escola Profissional Val do Rio, de Oeiras. Segue-se às 23:00h, a projeção em estreia mundial de “A Tua Vez”, curta-metragem dos realizadores Cláudio Jordão e David Rebordão, que faz parte da competição.

A Competição Internacional de longas-metragens da Seleção Oficial do Avanca 2019 integra 3 filmes e 8 na de curtas, entre as quais, duas produções nacionais: “Carnaval Sujo” de José Miguel Moreira e “Flutuar”, de Artur Serra Araújo, e ainda, em competição separada, 4 curtas de animação.

A novidade deste ano é a realização da Competição Internacional de filmes produzidos em Realidade Virtual 360°, a primeira do género em Portugal, com 11 filmes a concurso, dois deles portugueses, “Pieces”, de Alexandre Cunha, Alexandre Lopes, João Lourenço, João Teixeira e Paulo Carvalho, e “Alpha”, de Andreia Jordão, Bruno Peixoto, Ivone Pinheiro e Neuza Pinto.

Além destas, a Competição Internacional também vai premiar projetos de Televisão (13), Vídeos (11), Trailers e Vídeoclips (17), que serão exibidos no Espaço Festival de Gastronomia, bem como, 4 filmes de cineastas seniores e 18 filmes de realizadores portugueses na competição para cineastas com menos de 30 anos.

A forte representação nacional é reforçada na Competição Avanca, com 10 filmes portugueses, entre curtas e longas-metragens, e na secção Panorama do Cinema Português, composta por 12 filmes, que poderão ser vistos no cinema Dolce Vita Ovar, local que também vai acolher uma mostra de cinema italiano.

O Auditório Paroquial de Avanca será o palco de uma sessão especial de homenagem ao cineasta sérvio Dusan Makavejev (1932–2019), seguido da exibição do documentário de ficção “Rupturas”, de Miguel Marques.

Para mais informações, consulte o site oficial do Festival Internacional de Cinema de Avanca.

Artigos relacionados