Arranca hoje a 26.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

CineEco Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela 2020

A partir deste sábado, dia 10, e até 17 de outubro, a Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher a 26ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, desta vez e face ao atual cenário de pandemia, irá decorrer em formato físico e digital, cumprindo todas as normas de segurança, higiene e distanciamento social emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

Apesar de todas as contingências, um dos mais antigos festivais de Cinema Ambiental do mundo, o único do género em Portugal, conta com uma Seleção Oficial de 77 filmes, de mais de 25 países, com abordagens diversas sobre temáticas ambientais e de sustentabilidade, que serão exibidos em sala, mas com acesso restrito. Assim, o Cineteatro poderá acolher até 170 pessoas e o Auditório até 70. Mesmo assim, este ano, o cinema ambiental português está em grande destaque.

As Ecotalks também acontecem em sala, mas, por forma a limitar a lotação do auditório, serão transmitidas em simultâneo no Facebook do CineEco. Ao todo, vão ser 5 debates online, com duração de 50 minutos, sobre as temáticas atuais associadas ao cinema e ao ambiente. Todas as Ecotalks serão transmitidas, via streaming live, às 17 horas, no Facebook do CineEco, sem necessidade de pré-registo ou inscrição obrigatória.

No primeiro dia do festival, 10 de outubro, às 17:00h, é inaugurada a mostra fotográfica “Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares”, nas galerias da Casa Municipal da Cultura, local em que também estará exposto o trabalho ancorado na atividade de Elsa Cerqueira, intitulado “De Tela a Tela, Cineviagens”.

Ainda neste dia, numa parceria conjunta entre o Município de Seia e o Festival DME, Hugo Simões apresenta, na Casa Municipal da Cultura de Seia, às 18 horas, a performance “Finding a Place to Land”, e pelas 21:30h, o concerto de abertura do CineEco ficará a cargo de Pedro e os Lobos, com a apresentação do álbum “Depois da Tempestade”. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar entradas previamente.

A programação completa da 26ª edição pode ser consultada no site oficial do CineEco.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *