Arranca hoje a 5ª edição do Porto Femme – International Film Festival

Está de volta à cidade do Porto, em formato presencial, a 5ª edição de Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, um evento que acontece a partir desta segunda-feira, dia 12 e que se prolonga até ao dia 17 de setembro, percorrendo espaços habituais da cidade invicta como o Cinema Trindade, o espaço cultural Maus Hábitos, o hotel Selina Porto, a Casa Comum – Universidade do Porto, o Zero Lodge Box Hotel, a Casa das Associações e sessões ao ar livre nas Fontainhas.

Organizado pela XX Element Project, este festival internacional de cinema feminino “é um espaço de divulgação de mulheres-cineastas, tornando-se um espaço de partilha de histórias e perspetivas diferentes, apoiando a presença de pessoas que se identifiquem como mulheres na indústria do cinema”, com um programa diversificado com sessões de cinema competitivas, exibições temáticas, debates, exposições de arte, entre outros.

O festival é composto por 5 secções competitivas, entre as quais a Internacional, a Nacional, a Estudante, a Temática e a XX Element, onde longas e curtas-metragens, documentários, animações e filmes experimentais são premiados, num total de 118 filmes oriundos de mais de 33 países. A estes juntam-se mais 15 produções que serão exibidos na secção não competitiva Panoramas.

Como parte da Competição Internacional, a curta documental belga “In the Silence of an Abyssal Sea”, de Juliette Klinke, abre o festival, no cinema Trindade, o único local onde as sessões não são gratuitas, em que os bilhetes têm um custo de 4€ normal e 3€ com o cartão Tripass. Nos outros espaços, apesar deser livre, a entrada está sujeita à lotação da sala.

A novidade desta edição é a sessão de cinema ao ar livre na Alameda das Fontainhas, em que serão exibidas cinco curtas-metragens, incluídas no programa Corpos. A programação inclui também homenagens à atriz Teresa Madruga, à UMAR e à cineasta Manuela Serra.

Para saber mais sobre o evento, descarregue o documento PDF com a programação completa da 5ª edição do Porto Femme – International Film Festival.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados