Arranca hoje mais uma edição da Mostra de Cinema Casa da Imprensa | Ideal

Mostra de Cinema da Casa da Imprensa 2020

Arranca esta quarta-feira, 29 de janeiro, a 2ª edição da Mostra de Cinema, um evento promovido pela Casa da Imprensa e o cinema Ideal, em Lisboa. Na abertura será exibido em antestreia nacional o mais recente trabalho de Roman Polanski, “J’Accuse – O Oficial e o Espião“.

Até ao dia 4 de fevereiro, sempre às 18:45h, também pode assistir às antestreias de “Para Sama“, o mais sério candidato ao Óscar de Melhor Documentário, onde a realizadora conta à sua própria filha, nascida no meio da guerra da Síria, como o país foi sendo destruído, “Uma Vida Alemã“, que conta a história da mulher que foi secretária de Goebbels e que aos 105 anos de idade fala sobre a sua vida durante o nazismo e depois, e ainda “Quem Escreverá a Nossa História“, sobre um grupo de jornalistas e académicos que, com o encerramento do gueto de Varsóvia, decidem resistir com a sua palavra e a sua escrita deixando o seu testemunho.

Pela primeira vez em Portugal será projetado o documentário “Eles Não Envelhecerão” (They Will Not Grow Old), de Peter Jackson, que recupera imagens de arquivo da I Guerra e com a ajuda de um precioso trabalho de restauro e colorização lhes dá uma nova vida. Também em estreia absoluta, pode assistir ao drama de guerra “Horizontes de Glória” (Paths of Glory), um dos primeiros filmes de Stanley Kubrick, que nos apresenta um dos episódios mais trágicos da I Guerra.

O programa também inclui a produção brasileira “Torre das Donzelas”, um documentário sobre uma prisão de mulheres perseguidas politicamente durante a Ditadura Militar, entre as quais Dilma Roussef e que reconstituem as suas “memórias do cárcere”.

Os bilhetes para as sessões custam apenas 3,5€, com exceção para a sessão especial de domingo de manhã, em que será exibido o filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, cuja entrada é de 2,5€.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, 29 de janeiro
– “J’Accuse – O Oficial e o Espião”, de Roman Polanski

Quinta-feira, 30 de janeiro
– “Para Sama”, de Waad al-Kateb e Edward Watts

Sexta-feira, 31 de janeiro
– “Eles Não Envelhecerão”, de Peter Jackson

Sábado, 1 de fevereiro
– “A Torre das Donzelas”, de Susanna Lira

Domingo, 2 de fevereiro
– “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin (11:00h)
– “Quem Escreverá a Nossa História”, de Roberta Grossman (18:45h)

Segunda-feira, 3 de fevereiro
– “Uma Vida Alemã”, de Christian Krönes, Olaf S. Müller, Roland Schrotthofer e Florian Weigensamer

Terça-feira, 4 de fevereiro
– “Horizontes de Glória”, de Stanley Kubrick

Artigos relacionados