“As Aventuras do Jovem Voltaire”: Minissérie francesa estreia na RTP2

RTP2 estreia a série As Aventuras do Jovem Voltaire

Aos domingos, às 22:00h, a partir de 5 de dezembro, a RTP2 emite a minissérie “As Aventuras do Jovem Voltaire” (Les Aventures du Jeune Voltaire), um drama histórico de ação com 4 episódios, que acompanha o início e evolução do filósofo e visionário francês.

Criada por Alain Tasma, a série é protagonizada por Thomas Soliveres, que traz de volta à vida François-Marie Arouet, talentoso, ambicioso, insolente e arisco, num momento de escolhas e compromissos. Do elenco fazem ainda parte Christa Theret, Eric Caravaca, Hippolyte Girardot, Valérie Bonneton, Thibault de Montalembert, Constance Dollé e François Marthouret.

Como é que Voltaire se tornou na pessoa que era? Como é que um jovem cortesão e poeta libertino se torna um crítico severo da arbitrariedade e fanatismo? Um dos maiores pensadores do mundo, conhecido pela sua inteligência. Um defensor da liberdade de expressão e religião, cujos escritos moldaram o curso da Revolução Francesa.

Plebeu de nascimento, o futuro Voltaire abalará todas as convenções sociais e religiosas do seu tempo. Preso duas vezes, exilado na Inglaterra, historiógrafo de Luís XV, odiado pela corte francesa, milionário aos 40 anos graças à especulação. Voltaire quer tudo: glória, mulheres e dinheiro!

O primeiro episódio mostra como Voltaire foi educado entre os jesuítas e a sua saída após concluir os seus estudos, para começar a frequentar a sociedade libertina, para desgosto do seu pai e escreve a sua primeira versão de “Édipo”, recusada pela companhia da Comédie-Française. Também irá mostrar o que acontece com Voltaire que escolhe o lado errado, após a morte de Luís XIV.

Ação e drama histórico numa série sobre o início e evolução de Voltaire que revela aspetos da vida do talentoso filósofo que receberam menos atenção: Voltaire, o aventureiro, amante, homem de justiça que tinha uma relação ambígua com a realeza.

Artigos relacionados