“As Cidades e as Trocas”: Documentário disponível no videoclube da Zero em Comportamento

A Cidade e as Trocas no videoclube Zero em Comportamento

A partir desta sexta-feira, 5 de março, a Zero em Comportamento disponibilizou no seu videoclube o filme “As Cidades e as Trocas“, um documentário de Pedro Pinho e Luísa Homem, coproduzido pela Terratreme Filmes e Uma Pedra no Sapato.

Segundo a Zero em Comportamento, o filme é um registo silencioso da chegada de uma economia de escala, dos seus fluxos e dos seus efeitos, na transformação da paisagem física e humana de uma ilha.

Em 2008, no limiar da crise económica que se instalou depois, num arquipélago atlântico ao largo de África Ocidental, a utilização intensiva de areia para construção de hotéis e resorts ameaça a existência das praias locais – a principal fonte de atração da florescente indústria turística. Ali ao lado, numa capital costeira em pleno deserto do Sahara, os homens de negócios agitam-se com a possibilidade de exportar o seu recurso mais abundante. Inicia-se então um triângulo comercial que se completa com a exploração de brita vulcânica e com a transferência maciça de solo de um lugar para outro, através do oceano.

Imagem do filme A Cidade e as Trocas

Lançado em 2014, o documentário foi exibido em vários festivais internacionais, mas também nacionais, incluindo o Porto/Post/Doc, DocLisboa e Caminhos do Cinema Português.

Recorde-se que, no Videoclube Zero em Comportamento, qualquer conteúdo pode ser visto durante 72 horas por 3€, além de existirem opções de subscrição anual ou semestral. “As Cidades e as Trocas” está disponível neste link.

Artigos relacionados