“As Coisas em Volta: A Vida Misteriosa dos Objectos”: Série documental estreia na RTP2

Às quartas-feiras, às 23:00h, a partir de 12 de janeiro, a RTP2 emite semanalmente um episódio da série documental “As Coisas em Volta: A Vida Misteriosa dos Objectos“, uma produção da Maria & Mayer, realizada por André Godinho e Joana Cunha Ferreira, que levam à descoberta da evolução histórica dos objetos e à sua relevância social e política.

Ao longo de 12 episódios com a duração de 30 minutos, a série leva-nos numa viagem ao mundo dos objetos que nos rodeiam e que nos são profundamente familiares. Do preservativo ao caixão, do comprimido ao sapato, os objetos têm códigos de funcionamento, mas nem sempre tiveram a mesma forma ou foram utilizados da mesma maneira.

Nesta viagem inédita, André Godinho e Joana Cunha Ferreira contam com o minucioso trabalho de pesquisa feito pelo jornalista João Diogo Correia e com a pesquisa de imagens de arquivo feita por Inês Sapeta, partindo à descoberta da evolução histórica dos objetos, olhando para lá do design.

O episódio de estreia é dedicado ao espelho, que na era da Revolução Industrial no séc. XIX começaram a ser produzidos em formatos de grandes dimensões e em massa. Através do estudo do espelho, a série identifica algumas fontes do seu fascínio como sejam o modo misterioso como é feito, o seu papel nos interiores das cortes da nobreza, e ainda, o que significa vermo-nos refletidos.

“As Coisas em Volta: A Vida Misteriosa dos Objectos” retrata ainda outros objetos, com episódios sobre a cama, a faca, o preservativo, o candeeiro de rua, o caixão, o comprimido, a máscara, o sapato, a chave, o teclado e a retrete.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *