“As Horas de Luz”: RTP1 exibe o filme português de António Borges Correia

Na madrugada de domingo (11) para segunda-feira (12), às 00:30h, a RTP1 exibe o filme português “As Horas de Luz“, uma produção da Keep Eyes Open que foi escrita e realizada por António Borges Correia. Paula Só, José Eduardo, Anabela Brígida, Luís Gomes e Miguel Jesus são os nomes que fazem parte do elenco principal, que conta também com as participações especiais de Joana Bárcia e Teresa Madruga.

Neste drama, a protagonista é Maria da Luz, uma mulher de 72 anos que está a perder a visão devido a cataratas. O tempo de espera no hospital público prevê-se entre 3 a 6 anos. Enquanto aguarda pela operação, Maria está sob os cuidados de António (José Eduardo), um velho pescador que tem uma paixão antiga e secreta por Maria.

Ana (Anabela Brígida), a filha de Maria, há muitos anos desavinda com a mãe, viaja de Lisboa para visitar a mãe. O objetivo de Ana, ou a sua redenção, é que a mãe recupere a visão. Joga na lotaria, faz-se artista de rua, mas não tem sucesso. Entretanto, o Presidente da Câmara cria um protocolo com o governo de Cuba para operar os doentes do concelho com cataratas, por oftalmologistas cubanos. Maria da Luz não está só.

O filme, que retrata os problemas do envelhecimento e da doença, é também uma história de esperança, um tema recorrente na obra do realizador António Borges Correia, responsável por filmes como “Os Olhos de André”, galardoado com o prémio de Melhor Filme da Competição Nacional do IndieLisboa 2015, e de “O Lar”.

Artigos relacionados