“As Lições de Persa” é o candidato da Bielorrússia aos Óscares

As Lições de Persa candidato da Bielorrússia aos Óscares

As Lições de Persa” (Persischstunden), conhecido internacionalmente como “Persian Lessons”, foi anunciado como candidato da Bielorrússia a uma nomeação ao Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional.

O drama realizado pelo ucraniano Vadim Perelman e protagonizado por Nahuel Pérez Biscayart e Lars Eidinger, estava agendado para estrear nos cinemas nacionais a 10 de dezembro. Com as medidas decretadas pelo estado de emergência, foi adiado para uma data ainda por definir.

O filme, inspirado numa história verídica, passa-se em 1942 numa França ocupada pelos nazis. Gilles (Biscayart) é preso por soldados das SS, juntamente com outros judeus, e enviado para um campo de concentração na Alemanha. Contudo, consegue evitar por pouco a execução imediata, jurando aos guardas que não é judeu, mas persa.

Essa mentira salva-o temporariamente, mas Gilles é encarregado de uma missão de vida ou morte: ensinar farsi a Koch (Eidinger), o diretor do campo, que tem o sonho de abrir um restaurante no Irão quando a guerra acabar. Através de um truque engenhoso, Gilles consegue sobreviver inventando palavras em “farsi” todos os dias e ensinando-as a Koch.

A relação especial entre os dois homens desperta a inveja de outros prisioneiros e guardas das SS em relação a Gilles. E com as suspeitas de Koch a aumentarem a cada dia, Gilles compreende que não conseguirá guardar o seu segredo por muito tempo…

Conheça os filmes já submetidos para a corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

Numa primeira fase serão pré-selecionados 10 filmes que serão revelados a 9 de fevereiro, dos quais sairão os cinco candidatos finais à estatueta dourada de Melhor Filme Internacional que serão anunciados juntamente com as outras categorias a 15 de março. O vencedor será conhecido na 93ª edição dos Óscares que se realiza no dia 25 de abril de 2021.

Artigos relacionados