Ava Duvernay vai realizar o drama ‘The Battle Of Versailles’

ava-duvernay-The Battle Of Versailles

Ava Duvernay, depois do sucesso com ‘Selma – A Marcha da Liberdade‘, continua a adicionar créditos ao seu currículo, ao ser contratada pela HBO Films, para realizar o seu próximo filme, ‘The Battle Of Versailles’.

O título poderia sugerir algo relacionado com o célebre Tratado de Versalhes, que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, mas não é bem assim. Trata-se de uma batalha, mas do mundo da moda e do glamour, que rompeu a barreira do racismo e deu lugar a diversidade de raças nas passarelas.

A história é baseada no livro “The Battle of Versailles: The Night American Fashion Stumbled into the Spotlight and Made History”, publicado em 2015, pelo jornalista de moda Robin Givhan.

O filme vai contar os acontecimentos da noite de 28 de Novembro de 1973, quando a elite social do mundo, reuniu-se no Palácio de Versalhes, para um desfile de moda internacional, concebido para arrecadador fundos para a restauração do palácio do rei Louis XIV. Cinco dos principais estilistas americanos enfrentaram outros tantos designers franceses. Na plateia cheia de celebridades do jet-set internacional, estava incluida a princesa Grace do Mónaco, a duquesa de Windsor, Paloma Picasso e Andy Warhol, entre outras.

De um lado, os norte-americanos Oscar de la Renta, Bill Blass, Anne Klein, Halston e Stephen Burrows, atormentados por lutas internas, egos exagerados, baixos orçamentos e inúmeras dificuldades técnicas, tinham poucas chances de acompanhar os requintados e refinados padrões europeus. Mas contra todas as probabilidades, a energia americana e a apresentação das destemidas modelos afro-americanas, levaram à conquista do público e a uma grande mudança na forma como raça, sexo, sexualidade e economia, seriam tratadas nas próximas décadas. A Alta Costura francesa esteve representada pelos estilistas Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Emanuel Ungaro e Christian Dior.

Duvernay já tinha sido notícia no mÊs passado, quando foi anunciada pela Walt Disney para dirigir a adaptação cinematográfica de ‘A Wrinkle in Time’, livro para jovens e adultos, da escritora Madeleine L’Engle, publicado em 1962. Está também definida para realizar ‘Intelligent Life’.

Artigos relacionados