“Avicii: A Verdadeira História”: RTP2 estreia documentário sobre Tim Bergling

A verdade nua e crua por detrás do sucesso do malogrado Tim Bergling (1989-2018), conhecido profissionalmente como Avicii, um dos principais DJs do mundo, é contada no documentário “Avicii: A Verdadeira História” (Avicii: True Stories), que estreia este sábado, 29 de Janeiro, às 22:00h, na RTP2.

Em 2006, Tim Bergling era apenas um adolescente normal que morava num pequeno apartamento em Estocolmo, na Suécia. Antes da sua trágica morte, a 20 de abril de 2018, aos 28 anos de idade, tornou-se num dos principais DJs do mundo, liderando regularmente alguns dos maiores eventos musicais e colaborando com artistas de renome.

O documentário foi realizado por Levan Tsikurishvili que seguiu Bergling durante mais de quatro anos e capturou imagens das suas experiências e pensamentos. Através do seu extenso arquivo pessoal e familiar e filmagens de bastidores, o filme oferece-nos uma visão incomparável da sua vida, desde os primeiros dias em que postava faixas online, aos primeiros espetáculos, até ao sucesso que o levou ao topo das tabelas mundiais e a tocar para centenas e milhares de fãs de todo o mundo, bem como das lutas subsequentes com sua saúde física e mental.

Com participações de colegas da área musical como Chris Martin, Nile Rodgers, David Guetta, Tiesto, Laidback Luke e Wyclef Jean, “”Avicii: A Verdadeira História”” é um conto de advertência que explora a natureza e a intensidade da fama do ponto de vista do artista.

“Queria fazer um filme brutalmente honesto sobre Tim como pessoa e não apenas sobre Avicii enquanto artista. Todos conhecem Avicii, mas poucas pessoas conhecem Tim. Acho que este documentário mostra realmente a luta e a força de caráter de Tim. Ser uma super estrela de nível mundial não é tão fácil como se vê no Instagram”, diz Tsikurishvili

O último espetáculo ao vivo de Avicii foi em Ibiza, em agosto de 2016. Consumido por stress, ansiedade e doença, o DJ decidiu repentinamente parar de fazer shows, o que na altura chocou os seus fãs e a indústria. Avicii foi encontrado morto na cidade de Mascate, em Omã, em abril de 2018, aparentemente por suicídio.

Artigos relacionados