“Away – A Viagem”: Animação silenciosa, surreal e fascinante estreia em setembro

Estreia do filme Away: A Viagem

Chama-se Gints Zilbalodis, um jovem letão de 26 anos, que levou mais de três anos para concluir a sua primeira-longa metragem, “Away – A Viagem” (Projām), uma animação sem uma única linha de diálogo, mas apoiada por proezas narrativas e uma série de cenários de tirar o fôlego.

Inspirada pela realidade, sonhos e fantasias de vigília, esta animação silenciosa, surreal e fascinante, reflete sobretudo sobre a necessidade comum e universal de encontrar uma conexão.

A história, contada em quatro capítulos, acompanha um menino que aterra de para-quedas numa terra misteriosa e que, para encontrar o caminho de saída, enceta uma épica viagem, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete o que o levou àquela ilha.

O filme, distinguido no Festival de Annecy com o prémio Contrechamp for Best Emerging Talent, é também um trabalho de amor de Zilbalodis que, sozinho, concebeu, escreveu, dirigiu, produziu, animou e editou o seu filme, sendo também o compositor da banda sonora.

Distribuído pela Films4You, “Away – A Viagem” está previsto estrear nas salas portuguesas de cinema no dia 3 de setembro.

 

 

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *