“Aznavour por Charles”: Documentário biográfico estreia esta semana

Estreia do filme Aznavour por Charles

Charles Aznavour (1924-2018), um dos mais populares e longevos cantores de França, é também um dos cantores franceses mais conhecidos internacionalmente. Além da sua carreira na área musical, Aznavour, de origem arménia, também se destacou na indústria cinematográfica, tendo atuado em mais de 60 filmes.

A sua única incursão na realização é o documentário biográfico “Aznavour por Charles” (Le Regard de Charles), filme que estreia esta semana nos cinemas portugueses com distribuição da Films4You.

Tudo começou em 1948, quando Edith Piaf ofereceu a Charles Aznavour a sua primeira câmara de filmar, uma Paillard que nunca o abandonaria. Até 1982, Charles captou inúmeras horas em filme que formaram o corpus do seu diário em película.

Aznavour filmou a sua vida e viveu como a filmou. Onde quer que fosse, a sua câmara estava ao seu lado. Ela captou tudo, incluindo momentos íntimos da sua vida, os lugares por onde passou, amigos, amantes, problemas… Poucos meses antes da sua morte, ele e Marc di Domenico começaram a editar as imagens e decidiram fazer um filme com este material, o seu filme.

“Aznavour por Charles” estreia nas salas nacionais de cinema esta quinta-feira, 29 de outubro.

Artigos relacionados