O realizador islandês Baltasar Kormákur, responsável por filmes como ‘Contrabando (2012)’ ou ‘Evereste (2015)’, já tem em mãos um novo projeto. O cineasta irá escrever e dirigir a adaptação ao grande ecrã de ‘Gente Indenpendente’ (Independent People), o romance intemporal de um dos maiores nomes da literatura mundial Halldór Laxness, Prémio Nobel da Literatura, publicado pela primeira vez em 1934.
O livro, publicado em Portugal em 2013 pela editora Cavalo de Ferro, é uma história épica e ao mesmo tempo trágica e bela, que tem lugar na Islândia, no início do século XX, numa sociedade de servidão e num país com uma natureza inclemente. É a saga de Bjartur, um homem obstinado, inquebrável e inesquecível.
Bjartur vive no limiar da auto‑suficiência contando apenas com a sua obstinação e força interior, rejeitando qualquer caridade em nome da independência, valor levado ao extremo das suas consequências. Vive num vale com reputação de assombrado, só confia no seu rebanho, no seu cão e no seu cavalo. Se alguém toca o seu coração é Ásta, a sua filha, mas tudo muda quando ela o desilude e magoa os seus enraizados princípios de honra… A determinação de Bjartur e a luta pela independência são genuinamente heróicas.
O projeto será filmado em islandês, com meios e atores exclusivamente locais, sendo considerado como um dos mais ambiciosos e importantes projetos desenvolvidos naquele país nórdico insular europeu. Uma das curiosidades é que apenas os dois primeiros capítulos da novela serão adaptados ao cinema. Os restantes serão posteriormente adaptados para uma minissérie televisiva com seis ou oito episódios.