BEAST – International Film Festival está de volta ao Porto para a sexta edição

O BEAST – International Film Festival está de volta à cidade do Porto de 27 de Setembro a 1 de Outubro com um programa dedicado à cultura cinematográfica da Europa de Leste. A 6ª edição acontece no Batalha Centro de Cinema, Casa Comum – Cultura U.Porto, Casa das Artes, Cinema Trindade e Passos Manue

Organizado pela Associação Cultural OKNA com o apoio do International Visegrad Fund e da Câmara Municipal do Porto, a edição deste ano decorre sob o tema “No Happy Ever After” e trará ao Porto o melhor que é produzido na região.

“Granny’s Sexual Life”, de Urska Djukic, “Steakhouse”, de Spell Cadet, e “Sisters”, de Kukla, são as três curtas-metragens de três realizadoras, três filmes sobre (todas!) as vidas das mulheres, que vão exibidas na abertura do Beast.

Filme “Sisters”

O festival conta na competição oficial deste ano com 37 curtas-metragens de 22 países, repartidas em quatro categorias: a East Wave dedicada a produções de ficção, a East Doc (documentários), a Experimental East (experimental) e a mais recentemente criada AnimaEast dedicada à animação.

A Eslovénia é o país em foco do Beast 2023, com um programa que inclui a exibição da primeira longa-metragem eslovena, “In the Kingdom of the Goldhorn”, de Janko Ravnik, lançado em 1931, que será exibido num cine-concerto com a participação do artista sonoro Ivo São Bento.

Filme “LGBT_SLO_1984”

A sexta edição irá também apresentar uma retrospetiva de Karpo Godina, com uma seleção de curtas-metragens realizadas entre os anos 60 e os anos 70, um programa queer, recorrente no festival, com o título “How To Care For Cosmos”, em que será exibido o documentário esloveno “LGBT_SLO_1984”, de Boris Petkovič, de 2022, sobre os 35 anos do movimentos LGBTQIA+ na Eslovénia.

Além das projeções, o festival conta com mais 10 eventos paralelos. Entre conversas, uma exposição de artes visuais e até uma experiência gastronómica performativa. Par mais informações, consulte o site oficial do BEAST – International Film Festival.

 

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados