Bélgica, Japão e Roménia já revelaram o seu representante ao Óscar de Melhor Filme Internacional

Candidatos ao Óscares da Bélgica, Japão e Roménia

Está em marcha o processo de submissão dos candidatos a uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional, a nova designação que a Academia aprovou no passado mês de abril, em substituição da anterior, Melhor Filme em Língua Estrangeira.

A Bélgica apostou em “Nuestras Madres” (Our Mothers), um drama de César Diaz, vencedor da Semana da Crítica e da Câmara de Ouro em Cannes 2019, que analisa o complexo revisionismo da longa guerra civil guatemalteca, através dos olhos de uma nova geração que busca respostas para um conflito que definiu as vidas dos seus antecessores.

Já a Academia japonesa volta a eleger uma animação como candidata, mais de duas décadas depois de submeter “A Princesa Mononoke”, de Hayao Miyazaki, que não chegaria à seleção final. Desta vez a eleita foi “Weathering With You”, de Makoto Shinkai, cuja trama segue Hodaka Morishima, um jovem do ensino secundário que fugiu para Tóquio, onde conhece Natsumi, uma linda mulher que parecer ter capacidades para manipular o clima.

A Roménia é o segundo país com mais submissões (34), logo atrás de Portugal (35), que nunca conseguiu obter uma nomeação ao Óscar nesta categoria. Desta vez, lança na corrida o último trabalho do realizador Corneliu Porumboiu, “La Gomera”, uma comédia criminal que fez a estreia mundial na competição do Festival de Cannes deste ano.

A trama do filme segue Cristi, um policia romeno que viaja para a ilha de La Gomera, uma ilha nas Canárias, para aprender uma língua ancestral. Na Roméni e sob vigilância policial, usa a linguagem codificada para se comunicar com os mafiosos para tirar Zsolt da prisão, o único que sabe onde estão escondidos 30 milhões de euros.

Com o anúncio destes três títulos, sobe para 16 o número de filmes submetidos, que segundo as regras estabelecidas, terão obrigatoriamente de ser exibidos nos cinemas dos respetivos países entre 1 de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019. O prazo para as submissões termina a 1 de outubro.

Até meados de dezembro, a Academia anunciará a lista completa dos filmes elegíveis e mais tarde, da longa lista, revelará os dez finalistas pré-selecionados, dos quais sairão os cinco nomeados ao Óscar, que serão anunciados em janeiro de 2020.

Artigos relacionados