“Benedetta”: Filme de Paul Verhoeven vai estrear em Cannes. Veja o trailer

Trailer e poster do filme Benedetta

Depois de “Ela” (2016), o cineasta holandês Paul Verhoeven já tem pronto o seu mais recente trabalho, o drama subversivo de época “Benedetta“, filme que foi anunciado para estrear a 9 de julho na competição pela Palma de Ouro da 74ª edição do Festival de Cannes e será lançado nos cinemas franceses no mesmo dia.

Ao mesmo tempo, a Pathe International partilhou esta quarta-feira (5) o primeiro trailer oficial e o poster do filme protagonizado por Virginie Efira, atriz que é acompanhada no elenco principal por Charlotte Rampling, Lambert Wilson, Daphne Patakia e Olivier Rabourdin.

O argumento escrito por Verhoeven e David Birke é baseado no romance “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, de Judith Brown, que narra a história fascinante e ricamente documentada da irmã Benedetta Carlini (Efira), abadessa do convento da Mãe de Deus, que se tornou um acontecimento de grande importância histórica.

O filme passa-se no final do século 15 e gira em torno de Benedetta, uma freira noviça que ingressa no convento em Pescia, na Toscana. Capaz de fazer milagres desde tenra idade, o impacto de Benedetta na vida da comunidade é imediato. Aos vinte e três anos, começou a ter visões de natureza religiosa e erótica, e que levaram as autoridades da igreja a uma investigação, descobrindonão só que ela havia falsificado as suas visões e estigmas, mas também descobriram evidências de um caso lésbico com outra freira, Bartolomeo ( Patakia).

O filme, que reconta a história da ascensão e queda de uma mulher poderosa numa comunidade ligada à igreja, e um registo da vida de uma visionária religiosa, mas também a mais antiga documentação do lesbianismo na história ocidental moderna.

Benedetta - Poster do filme

Artigos relacionados