“Blood on the Tracks”: Luca Guadagnino vai dirigir filme baseado no álbum de Bob Dylan

Luca Guadagnino vai dirigir filme sobre album de Bob Dylan

Numa longa entrevista ao The New Yorker, o realizador italiano Luca Guadagnino (Chama-me Pelo Teu Nome) fez um perfil detalhado da sua carreira. Entre os vários assuntos debatidos, o cineasta revelou que vai desenvolver e dirigir uma adaptação cinematográfica do álbum de Bob Dylan, “Blood on the Tracks”.

A notícia refere que quando pediram a Guadagnino para fazer o filme, o cineasta concordou imediatamente, mas com a condição de que o guião fosse escrito por Richard LaGravenese, um argumentista que nunca conheceu, mas que o fascinou com o seu trabalho em “O Rei Pescador (1991)”, “As Pontes de Madison County (1995)” e de uma forma mais emocional com “Beloved (1998)”.

Com LaGravenese a bordo,o argumentista dedicou-se a escrever entre abril e julho um guião com cento e oitenta e oito páginas, seguindo os personagens através de uma história plurianual, ambientada nos anos setenta, que ele e Guadagnino inventaram, baseando-se nos temas centrais do álbum.

“Blood on the Tracks ” é o 15º álbum de estúdio de Bob Dylan, lançado em Janeiro de 1975. Em 2003, o disco foi incluído no 16º lugar na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da revista Rolling Stone. As canções que constituem o álbum foram descritas por muitos críticos como decorrentes da sua turbulência pessoal na época, particularmente o distanciamento da sua então esposa Sara Dylan.

Em várias ocasiões, o famoso cantor negou essa interpretação autobiográfica que descrevia a sua própria dor pessoal, chegando a afirmar que que não escrevia “canções confessionais”.

Enquanto não chegam mais detalhes sobre o projeto, Guadagnino prepara-se para lançar nos cinemas o seu último trabalho, a nova versão de “Suspiria”, com Dakota Johnson e Tilda Swinton, filme que está previsto chegar aos cinemas portugueses a 22 de novembro. Para quem não está familiarizado com o disco, pode conhecer e ouvir todas as canções no Spotify.

Artigos relacionados