“Campo”: Filme de Tiago Hespanha venceu o prémio principal do “First Look” em Locarno

Campo de Tiago Hespanha venceu o First Look de Locarno

“Campo”, documentário de Tiago Hespanha foi o grande vencedor da oitava edição do “First Look”, secção paralela ao Festival de Locarno, que decorreu entre os dias 3 e 5 de agosto, dedicado a filmes em pós-produção e apresentados a uma audiência composta por profissionais, entre programadores, exibidores, distribuidores e produtores.

De acordo com as informações divulgadas pela organização, o filme produzido por João Matos, da Terratreme Filmes, arrecadou a quantia de 65 mil euros, prémio atribuído para serviços de pós-produçã e patrocinado pela Cinelab Bucareste.

Nesta edição do “Fist Look”, foram apresentadas seis produções portuguesas e o júri composto por José Luis Rebordinos (diretor artístico do Festival de San Sebastian, Espanha), Janet Pierson (responsável pela área do cinema do festival SXSW, EUA) e Eva Sangiorgi (diretora da Viennale, Áustria), decidiram também premiar o filme do realizador Pedro Filipe Marques, “Viveiro”, com serviços de publicidade no valor de 5.600 euros e de design do cartaz internacional do filme, avaliado em 5.000 euros. A produção da O Som e a Fúria foi produzido por Luis Urbano e Sandro Aguilar.

“Gabriel”, de Nuno Bernardo (beActive Entertainment), “Golpe de Sol”, de Vicente Alves do Ó (Ukbar Filmes), “Hálito Azul”, de Rodrigo Areias (Bando à Parte, Oktober Film e Gladys Glover Film), e “Terra”, de Rossana Torres e Hiroatsu Suzuki (Associação Entre Imagens), foram os outros títulos selecionados.

Segundo a descrição da Terratreme, “Campo” é um filme-ensaio na maior base militar da Europa, onde os militares treinam com todo o tipo de armas para missões que irão desenvolver em lugares distantes. Misturadas neste cenário de guerra acontecem atividades lúdicas e científicas e vêem-se animais selvagens a correr livremente entre armazéns de bombas.

Artigos relacionados