Canais TVCine assinala Dia da Bastilha com três noites dedicadas ao Cinema Francês

De 12 a 14 de julho, às 22:00h, os Canais TVCine assinalam o Dia da Bastilha com três noites dedicadas ao Cinema Francês. O especial arranca esta noite no TVCine Edition com “Nós Viemos“, um documentário do cineasta lusodescendente José Vieira sobre a história da imigração portuguesa da década de 1960 à luz dos atuais movimentos migratórios em França.

Amanhã (13) no mesmo horário, pode assistir ao filme “A Fina Flor“, uma calorosa comédia de Pierre Pinaud, e na quinta-feira (14), o especial “Tripla Cinema Francês” encerra com a estreia em televisão de “De Gaulle“, um drama histórico de Gabriel Le Bomin sobre a vida do célebre general, político e estadista francês.

Assista ao vídeo promocional e conheça melhor os três filmes que fazem parte da programação.

12 de julho – 22:00h: “Nós Viemos”

“Tinha sete anos quando atravessei a fronteira, a 23 de Janeiro de 1965, para Hendaia. Não tenho memória de chegar a França. Como descrever um acontecimento de que não se tem memória, a não ser procurando a história própria na de outros?”. o filme parte da experiência pessoal do cineasta José Vieira para analisar a construção de uma memória coletiva sobre este período da história portuguesa, marcado por um dos maiores movimentos migratórios forçados pela ditadura. Ao mesmo tempo, o documentário enceta um diálogo entre as dificuldades sentidas pelos imigrantes portugueses e as atravessadas pela atual vaga de migrantes, alguns dos quais vindos da África subsariana.

13 de julho – 22:00h: “A Fina Flor”

Eve Vernet era a maior das produtoras de rosas, mas agora está à beira da bancarrota, com a sua empresa comprada por um poderoso concorrente. Para piorar as coisas, Véra, a sua fiel secretária, contrata três empregados sem qualquer experiência de jardinagem… Comédia de Pierre Pinaud conta no elenco com Catherine Frot, Olivia Côte, Fatsah Bouyahmed e Marie Petiot.

14 de julho – 22:00h: “De Gaulle”

Maio de 1940. A guerra intensifica-se, o exército francês afunda-se, os alemães estarão muito em breve em Paris. O pânico vence o governo, que encara aceitar a derrota. Mas Charles de Gaulle, acabado de ser promovido a general, quer alterar o curso da História. A sua mulher, Yvonne de Gaulle, é o seu principal apoio, mas depressa serão separados pelos acontecimentos. Com os três filhos, Yvonne segue a estrada do exílio. Enquanto isso, Charles vai para Londres. De lá, ele quer
falar ao povo francês com uma outra voz: a da Resistência.

Após a sua estreia, os filmes ficarão disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados