Canal Casa e Cozinha estreia a sua primeira série documental “Raizes”

Neste fim de semana de 25 e 26 de junho, às 19:00h, o canal Casa e Cozinha estreia a sua primeira série documental “Raizes“, descrita como “uma jornada surpreendente por um Portugal autêntico e rico em sabores, cultura, paisagens e tradições”, que revela o percurso dos conceituados Chefs de Cozinha Vítor Adão e Cláudio Pontes e a sua profunda ligação às raízes e ao povo da sua terra.

Produzida pela Casa de Conteúdos e filmada com qualidade cinematográfica, esta série documental leva o espectador numa viagem com cada um dos Chefs às suas origens. O Chef Vítor Adão conduz-nos até Trás-os-Montes e, na companhia do Chef Cláudio Pontes, viajamos até aos Açores para descobrir o impacto das raízes na sua cozinha, mostrando a forma como o passado deixa marcas em cada prato que cria.

Chef Vítor Adão

Tendo como cenários o restaurante e a natureza, ao longo de dois episódios de cinquenta minutos cada um, ficamos a conhecer histórias reais dos protagonistas, revelando diferentes abordagens ao tema da gastronomia e presenteando-nos com uma série de viagens inesquecíveis a alguns dos locais mais bonitos e ainda desconhecidos de Portugal. Cada documentário é um mergulho no universo e na mente de um Chef, temperado com emoções, segredos e revelações.

“Em comum os Chefs Vítor Adão e Cláudio Pontes têm o apego às suas “raízes”, palavra que aqui assume uma dupla conotação: por um lado, a ligação às origens, ao local onde cresceram, aos sabores da infância, por outro, uma ligação profunda às raízes dos alimentos. São Chefs para quem a mise-en-place começa na natureza e não na cozinha, que dispensam produtos formatados e preferem semear e colher, produzir, pescar, apanhar, conhecendo o percurso dos ingredientes desde a sua raiz”, lê-se no comunicado do canal.

Chef Cláudio Pontes

O canal Casa e Cozinha explica ainda que, com “Raízes”, pretende também captar o universo familiar e profissional dos Chefs, apostando em imagens de elevada qualidade que enquadram as diferentes regiões, revelando segredos bem guardados e fugindo aos óbvios roteiros turísticos, o que torna esta minissérie num irrecusável convite à descoberta de cada região.

Artigos relacionados