Canal História estreia esta noite a série “Gamer Sapiens”

Canal História estreia a série Gamer Sapiens

É já esta sexta-feira, 4 de dezembro, pelas 22:15h, que o canal História estreia “Gamer Sapiens“, a primeira série de televisão que percorre etapas históricas chave do ser humano, através do mundo dos videojogos.

A produção utiliza o universo dos videojogos como elemento narrativo para analisar momentos relevantes da História, tais como a Idade Média, a Segunda Guerra Mundial, a Idade do Ouro, a evolução humana, entre outros.

Através de 34 especialistas em disciplinas tão variadas como criadores de videojogos históricos, historiadores, pilotos de aviões clássicos, mestres de armas ou militares ativos, “Gamer Sapiens” revela que partes que aparecem nos videojogos são fiéis à realidade e quais as que correspondem a efeitos artísticos.

Ao longo de seis horas, com um tratamento rigoroso dos factos apresentados e a participação de especialistas nos diferentes períodos tratados, a série analisa momentos chave como a Idade de Ouro dos Piratas, a Segunda Guerra Mundial, a Idade Média ou as Culturas Clássicas (antigo Egipto, Império Romano e Grécia clássica), com o objetivo de descobrir que partes da História que aparecem nos videojogos são fiéis à realidade e quais correspondem a efeitos artísticos.

O telespectador poderá mergulhar na História de videojogos tão famosos como Call of Duty, a saga Civilization, ou o tão esperado Cyberpunk 2077 e pode assim comprovar quais foram os aspetos mais notáveis – anedotas, histórias e lendas – em cada período histórico; desde as armas utilizadas por cada uma das personagens até aos acontecimentos chave que se tornaram parte da nossa imaginação coletiva.

A série utiliza os videojogos como elemento narrativo para entrar na divulgação histórica de uma forma visualmente espetacular, acrescentando uma camada de interatividade que só os videojogos podem oferecer.

Além disso, para acompanhar o lançamento desta aposta, o canal História estreará no dia 25 de dezembro, pelas 22:15h, o documentário “As Guerras dos Videojogos”, produzido por Daniel Junge, vencedor de um Óscar, que investiga as guerras internas que tiveram lugar entre as diferentes indústrias de desenvolvimento de videojogos, e revela em detalhe quais foram as inovações mais brilhantes e os fracassos mais estrondosos.

Todas as sextas feiras, a partir das 22:15h, durante o mês de dezembro, os telespectadores têm a oportunidade de mergulhar no fascinante universo dos videojogos, com produções que oferecem abordagens ainda não exploradas na televisão e descobrir o valor educativo e inovador deste sector, que se estima ter uma comunidade de 3 milhões de jogadores em Portugal, segundo a SPCV – Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.

Artigos relacionados