Canal História estreia esta noite em exclusivo o “Especial História Negra”

Canal História estreia o especial História Negra

Nesta segunda-feira, 18 de outubro, a partir das 22:15h, o Canal História presta homenagem aos homens e mulheres que lutaram contra o racismo nos EUA com a estreia em exclusivo do “Especial História Negra“, que conta com três documentários inéditos que ajudarão os telespetadores a conhecer acontecimentos históricos que supuseram um antes e um depois.

O especial abre com o episódio “O Massacre Racial de Tulsa“, que dá uma perspetiva profunda e discreta sobre os trágicos acontecimentos de há um século… Em 1921, Tulsa, a chamada Wall Street Negra, era um dos maiores centros de prosperidade para a comunidade afroamericana. De 31 de maio para 1 de junho desse mesmo ano, uma enorme multidão de residentes brancos virou-se violentamente para cidadãos de cor, destruindo as suas casas e negócios, causando a morte de cerca de 300 pessoas e a encarceração de 6 000 residentes de cor.

Este massacre, que ocorreu há um século e conhecido como o maior incidente de violência racial na história dos EUA, é extensivamente analisado no documentário, dando luz a novos factos e realidades nunca antes discutidos. O racismo continuou parte da mentalidade da maioria dos norte-americanos e a segregação racial parte do seu dia-a-dia.

Segue-se às 23:30h, “Os Pilotos de Tuskegee: Um Legado de Coragem“, uma impressionante história em que Robin Roberts dá a conhecer o lendário grupo de pilotos afro-americanos que participaram na Segunda Guerra Mundial e como, graças a eles, se erradicou a segregação racial no Exército norte-americano.

Com as dificuldades da II Guerra Mundial, inúmeros cidadãos afrodescendentes procuravam integrar o esforço militar, apesar da forte segregação racial do setor. Foi criada, então, uma unidade de pilotos de cor na base de Tuskegee, Alabama. Estes bravos pilotos realizaram mais de 15 000 investidas contra os alemães em apenas dois anos e mostraram ao mundo o quão infundadas eram as suposições de que a cor da pele ditava o sucesso ou capacidade militar e tecnológica.

O especial encerra com o documentário de uma hora “Combater o Poder”, produzido e apresentado por Kareem Abdul Jabbar que analisará o impacto que tiveram os protestos na evolução dos EUA e que faz parte do ADN do país.

Os Estados Unidos nasceram de violento protesto público e todos os grandes e principais avanços sociais e políticos da nossa História resultaram de pessoas que tomaram as ruas para expressar publicamente as suas exigências. Foi o protesto público que criou o país em 1776 e quase o destruiu em 1861. Cidades foram incendiadas, pessoas foram assassinadas…

Artigos relacionados