Canal História relembra a tragédia com a estreia do “Especial 11 de Setembro: 20 Anos”

Canal História estreia o especial 11 de setembro 20 anos

Para assinalar os 20 anos do acontecimento histórico mais importante do século XXI, o Canal História relembra a tragédia do dia 11 de setembro de 2001 e presta homenagem às vítimas dos ataques com o “Especial 11 de Setembro: 20 Anos“, com estreia exclusiva este sábado (11), às 19:30h, com uma programação que se prolonga até à 1:00h.

11 de setembro de 2001… O dia fatídico que deixou o mundo sem alento e que, 20 anos depois, continua a provocar calafrios pela brutalidade do ataque terrorista e as quase 3.000 vidas que se perderam. Passados 20 anos continuam a surgir imagens que provocam calafrios e testemunhos que continuam a ser esmagadores embora já tenham passado duas décadas.

O especial inclui 5 documentários inéditos em que analisa em profundidade a grande tragédia que moldou o mundo, através do qual os telespetadores terão uma visão de 360º do que se passou naquele dia e as suas consequências que teve para o futuro.

Os testemunhos de sobreviventes e familiares das vítimas pintam uma vívida imagem do horror e desespero vivenciado na zona de impacto, após o choque dos aviões desviados pelos terroristas nas Torres Gémeas. Apesar do extremo impacto que o ataque terrorista teve no World Trade Center, este não foi o único alvo do coordenado ataque aos Estados Unidos, também o Pentágono foi atingido por um avião comercial sequestrado. Aliás, no fatídico dia de 11 de setembro de 2001, quatro voos foram ameaçados por uma ocupação de extremistas.

Recorrendo primariamente aos relatos de sobreviventes, mas também por informações recolhidas das caixas negras dos aviões, manifestos de voo e gravações áudio e vídeo realizadas por inúmeras testemunhas em terra, os primeiros três episódios relatam detalhadamente os eventos através dos olhos e experiências de quem os viveu e sobreviveu para contar a história.

A série aborda também exaustivamente a construção do World Trade Center e o seu colapso, evidenciando uma já existente preocupação com uma possível colisão de um avião. Ainda mais, este episódio explora um ataque terrorista no ano de 1993, que visava abater as Torres. Talvez tenha sido esta a inspiração para os extremistas que levaram a cabo os tenebrosos ataques de 11 de setembro de 2001.

Por fim, este especial conclui com um detalhado documentário sobre as grandes consequências do 11 de setembro, nomeadamente, a grande caça ao homem que minuciosamente planeou os horrores daquele fatídico dia – Osama Bin Laden. Entre os entrevistados que nos contam sobre os dez árduos anos em perseguição do líder extremista, está o ex-presidente Barack Obama e o diretor da CIA, Panneta, mas também inúmeros agentes das SIAL e pilotos do exército encarregados do ataque que pôs fim ao reino de terror de Bin Laden.

Este especial irá dar-lhe os factos sobre o que realmente aconteceu num que começou como tantos outros, mas que se revelou o mais negro dos dias na história dos Estados Unidos da América.

Programação do especial:

19:30h – “11/9: Fuga da Zona de Impacto”
20:15h – “11/9: O Pentágono”
21:00h – “11/9: Quatro Voos”
22:00h – “11/9: World Trade Center”
23:40h – “11/9: A Caça a Bin Laden”

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *