Canal Hollywood exibe a versão original do filme de ficção científica “Duna”

Canal Hollywood exibe o filme original de Duna

A poucos dias da estreia nos cinemas nacionais (21 de outubro), o Canal Hollywood exibe nesta quarta-feira, 13 de outubro, às 21:30h, a versão original do filme de ficção científica “Duna” (Dune), do reconhecido realizador David Lynch, filme que foi lançado nos cinemas em 1984.

Tanto o original como a aguardada nova versão de Denis Villeneuve, o filme é baseada no romance de Frank Herbert, publicado em 1965, cuja história acompanha o Duque Leto Atreides que aceita governar um perigoso e deserto planeta chamado Arrakis, embora seja mais vezes chamado de Duna.

Lá, é possível encontrar a substância mais valiosa do universo, chamada melange, uma droga que prolonga o tempo de vida de quem o consume. A luta pelo domínio da especiaria que garante a juventude e só se encontra no dominado planeta Arrakis, provoca a luta entre os diversos povos do espaço.

A versão de Lynch, protagonizada por Kyle MacLachlan, teve recepção geralmente negativas por parte da crítica especializada e dos fãs do universo de Duna, um filme que fracassou devido à intervenção constante do produtor Dino De Laurentiis. Mas mesmo que este “Duna” não seja a versão de seis horas com a qual o cineasta americano sonhava, é ainda uma obra que transporta a marca inequívoca do seu autor.

Desmesurado épico de ficção científica e um festival de sensações, volumes e formas, percorrido por uma sensualidade hipnótica. O bestiário de Lynch colheu aqui uma das suas figuras de referência: os vermes gigantes que irrompem das areias como marcas do imaginário monstruoso de David Lynch, que escapa permanentemente ao controlo dos “stressados” produtores.

Resta aguardar agora pelo “Duna” de Villeneuve para ficarmos a saber se o filme corresponde às expectativas, já que o livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *