Canal Odisseia dá-lhe a conhecer as “Grandes Viagens de Comboio”

O canal Odisseia estreia esta segunda-feira, 2 de maio, às 22:30h, em episódio duplo, a série documental “Grandes Viagens de Comboio“, que em 10 surpreendentes episódios relata os acontecimentos mais marcantes ao longo de uma década de viagens de comboio por todo o mundo.

O programa é conduzido por Michael Portillo, que revela o impacto da via férrea na política, na nacionalidade, na divulgação da cultura e a revolução desde a sua invenção há menos de 200 anos, bem como as mais incríveis experiências pessoais, recolhidas ao longo de uma década de viagens de comboio por todo o globo.

Todas as segundas-feiras, às 22:30h, e em episódio duplo, Michael Portillo leva-nos até algumas das suas viagens mais fascinantes pela Grã-Bretanha e Irlanda, Europa, EUA, Canadá, Índia, Austrália e Sudeste Asiático. Nesta retrospetiva pessoal, Michael recorda os extraordinários povos locais, com as suas culturas e história, com quem ele se cruzou ao fazer a tão adorada série “Grandes Vias Ferroviárias” ao longo dos anos.

Com uma carta de amor à via férrea e aos locais que ligam, a série revisita experiências icónicas de Londres a Jerusalém, do Grand Canyon ao Taj Mahal, e muito mais, à medida que Michel nos guia com o seu charme e curiosidade tão característicos, dando as suas opiniões pessoais e contando histórias vividas nos bastidores.

No primeiro episódio, intitulado “Política“, Michael Portillo concentra-se na forma como a política – interna e externa – tem moldado as vias férreas. Recorda as decisões que deram luz verde à linha transcontinental da América do Norte, e o escândalo que fez cair o Governo canadiano enquanto o país construía a sua grande ferrovia. Relembra as lutas políticas na Grã-Bretanha para manter as linhas abertas, e o seu próprio papel enquanto ministro dos transportes na salvação de uma das mais belas do país – a Settle-Carlisle.

Pelas 23:20h tem início o segundo episódio, “Turismo“, que mostra como as primeiras companhias ferroviárias depressa identificaram uma oportunidade de negócio, tal como George Bradshaw, com a publicação dos guias descritivos que abriam o apetite da aristocracia abastada às viagens. Neste episódio, Michael fala sobre como, juntos, criaram a indústria de turismo em massa, e destaca os comboios turísticos mais luxuosos do mundo, incluindo o Ghan, na Austrália, e o serviço especial ao Grand Canyon, no Colorado, EUA.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.