Canal Odisseia estreia a série documental “Mega Estádios da Europa”

Canal Odisseia estreia Mega Estádios da Europa

Com o arranque do Campeonato da Europa de Futebol de 2021 marcada para 11 de junho, o Canal Odisseia estreia esta quinta-feira, 20 de março, às 22:30h, em episódio duplo, “Mega Estádios da Europa” (Megastadium: Le Tour d’Europe), uma série documental de seis episódios, para compreender os desafios de engenharia que implicaram a construção dos oito estádios que, ao que tudo indica, vão receber alguns dos jogos.

Apesar dos constrangimentos e das incertezas do atual cenário de pandemia, pela primeira vez desde a sua criação, a edição deste ano do Campeonato da Europa terá 11 cidades-anfitriãs a receberem os 51 jogos da prova,alguns deles serão realizados em oito dos estádios mais lendários e modernos do continente.

De Wembley, na Inglaterra, a Baku, no Azerbeijão, passando por Bilbao, Munique, Budapeste e São Petersburgo, o Odisseia viaja por toda a Europa para conhecer os seis verdadeiras façanhas arquitectónicas que são o plasmar do engenho dos seus arquitetos, que não tiveram dúvidas em recorrer a soluções tão audazes como um arco de 315 metros de comprimento, modernos tetos retráteis, fachadas compostas por milhares de painéis luminosos ou terrenos de jogo desmontáveis. A Europa tem uma longa história de actividades desportivas que remontam ao antigo período grego.

O jogo de abertura está marcado para Roma, a 11 de junho, entre a Itália e a Turquia. A decisão da prova decorrerá, depois, em Londres, com a final marcada para 11 de julho no Estádio de Wembley.

Confira os resumos dos dois episódios desta noite:

22:30h – “Roma vs Bilbao”

Bilbao, no norte da Espanha, alberga o Museu Guggenheim e várias catedrais góticas. Recentemente construiu-se outra catedral, desta vez pagã, lugar de culto dedicado aos peregrinos do futebol. Situado na parte mais recente da cidade, o estádio de San Mamés ergue-se imponente sobre o rio Nervión para acolher mais de 53.000 espetadores. Quase 2.000 km para leste, encontramos o estádio olímpico de Roma, cenário dos grandes dérbies entre os clubes da capital italiana. No centro da tribuna Tevere, que já vem do estádio original, descobrimos os segredos da renovação deste atípico recinto, uma arquitetura que nos permite partilhar a paixão dos adeptos pelo jogo.

23:30h – “São Petersburgo vs Baku”

São Petersburgo, a antiga capital imperial russa, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Para uma cidade extraordinária, era necessário um estádio excecional. A nave espacial, como é conhecido o estádio Krestovsky, foi construída na margem do golfo da Finlândia e tem capacidade para 69.500 espetadores. A 3.000 km para sudeste, encontramos Baku, antigo centro industrial da União Soviética e agora capital do Azerbeijão. Situado na margem do lago Boyukshor, o estádio olímpico foi inspirado na torre da Donzela, o símbolo da cidade, tem capacidade para 69.870 espetadores e foi construído à prova de terremotos.

O terceiro episódio “Bucareste vs Budapeste” e quarto “Glasgow vs Dublin” vão para o ar na quinta-feira seguinte, dia 27 de maio. O quinto “Londres vs Munique” está marcado para o dia 3 de junho e o sexto e último episódio, “Amsterdão vs Copenhaga“, passa no canal a 10 de junho.

Artigos relacionados