Canal Odisseia estreia esta sexta-feira o especial “Viagens Espaciais”

A partir das 22:30h desta sexta-feira, 3 de junho, o canal Odisseia estreia “Viagens Espaciais“, um especial composto por oito documentários surpreendentes sobre os meandros e os enigmas que giram em torno da vida no espaço e da possibilidade de uma colónia, na lua ou em Marte, poder vir a ser uma realidade ainda neste século e não mera ficção científica.

Nas sextas-feiras de 3, 10 e 17 de junho, pelas 22:30, o canal exibe “Colónias Espaciais”, um bloco de três documentários, “O Próximo Desafio”, “A Lua” e “Marte”, que nos ajudam a refletir sobre a possibilidade de, num futuro próximo, a Terra se tornar inabitável devido às alterações climáticas ou ao excesso de população.

Além disso, os recursos naturais podem tornar-se cada vez mais escassos e a Humanidade ver-se obrigada a procurá-los noutras paragens. Será ainda possível sofrermos o impacto de um asteroide, que possa forçar-nos a mudar para uma colónia em órbita ou para outro corpo celeste, como a lua ou Marte, ou para uma colónia orbital, muito maior do que a atual Estação Espacial Internacional.

Também às sextas-feiras, pelas 23:30h, o Odisseia exibe mais um documentário sobre esta temática. A 3 de junho estreia “Homem Multiplanetário: Viver Fora da Terra”, um trabalho que aborda as oportunidades que estão a ser procuradas fora do planeta, em sectores como o turismo, a medicina, indústria ou exploração mineira. A 10 de junho, segue-se “Existe Vida em Outros Planetas?”, uma abordagem muito interessante sobre a possibilidade de existir inteligência extraterrestre, sobretudo depois da recente descoberta pelo satélite Kepler de milhares de planetas semelhantes à Terra.

Durante muito tempo considerada ficção científica, a exploração mineira dos asteroides está prestes a tornar-se realidade. No dia 17 de junho vai para o ar “Asteróides: o Novo Eldorado Espacial?“, em que veremos como agentes e estados poderosos se preparam para isso, já que poderá ser essa a solução para as necessidades crescentes de metais raros essenciais à revolução digital e transição energética.

O especial termina no dia 24 de junho, com o premiado documentário “A Viagem de Lucy“. Em La Palma, no maior telescópio do mundo, o espanhol Javier Licandro, coordenador de investigação do IAC (Instituto de Astrofisica das Canárias) estuda e analisa os asteróides troianos de Júpiter. Licandro colabora na missão Lucy da NASA, liderada por Cathy Olkin e Hal Levison, outros dois grandes apaixonados pelo tema.

Lucy é a primeira missão que viajará até aos asteroides troianos de Júpiter, sendo que, até agora, nenhuma sonda conseguiu sobrevoá-los. Lucy permitir-nos-á viajar no tempo até ao passado do nosso sistema solar e ajudar-nos-á a provar a exatidão das teorias sobre a sua formação e evolução. Neste documentário teremos possibilidade de conhecer o grupo de cientistas da missão e o privilégio de ver como uma missão espacial de exploração se desenrola ao longo dos anos, desde o início até ao lançamento, com os enormes desafios técnicos que tem de enfrentar.

De seguida, às 23:30h, chega “Ariane: A Aposta Impossível”. Em 2022, entrará em funcionamento uma nova geração de veículos de lançamento, o Ariane 6, para lançamentos espaciais mais fáceis, competitivos e frequentes. Neste documentário ficaremos a conhecer melhor aquele que será o maior desafio tecnológico para uma equipa internacional de engenheiros europeus, no âmbito de um programa espacial iniciado há 50 anos.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados