Canal Odisseia estreia o documentário “Notre-Dame: Os Segredos dos Construtores”

Canal Odisseia estreia Notre-Dame: Os Segredos dos Construtores

Nesta quinta-feira, 15 de abril, a partir das 18:30h, o canal Odisseia transmite “Notre-Dame: Os Segredos dos Construtores“, um documentário composto por dois episódios, inteiramente dedicado a um dos monumentos sagrados mais emblemáticos do mundo.

Há precisamente dois anos, em abril de 2019, o mundo susteve a respiração enquanto Notre Dame, a mais maravilhosa de todas as catedrais, ardia quase até aos alicerces, e com ela esfumavam-se quase 800 anos de História.

“Impulsionados pela busca da harmonia perfeita, construtores e homens da Igreja criaram uma das obras mais aclamadas de sempre. Entre a colocação da primeira pedra e o incêndio decorreram oito séculos de paixão, talento, sangue, destruição e renascimento, durante os quais a catedral foi testemunha da História de França, tanto nos seus momentos de glória como nos seus períodos mais negros”, lê-se no comunicado do Odisseia.

Segundo o canal, o documentário foi feito “através de imagens em 3D e entrevistas a historiadores, cientistas, arquitetos e engenheiros”, que revivem “o contexto histórico e as técnicas de construção” que foram utilizadas pelos homens e mulheres que, “impulsionados pela fé, pela ambição e o engenho, primeiro edificaram, depois embelezaram e finalmente salvaram a catedral de Notre-Dame de Paris.”

Os trabalhos para a cobertura e protecção da Notre-Dame de Paris começaram no final de Abril de 2019 pelo interior do monumento. A degradação provocada no edifício pela grande quantidade de água utilizada pelos bombeiros e a conservação das obras de arte que se encontram no seu interior constituíram a principal prioridade para as equipas envolvidas na recuperação da catedral.

O Presidente francês Emmanuel Macron fixou um prazo de cinco anos para concluir a sua reconstrução. Em apenas 120 minutos, o Odisseia convida os seus espectadores a ficarem a conhecer a história incrível deste monumento.

Artigos relacionados