Canal Odisseia estreia o especial “Conservadores da Vida pelo Mundo”

Canal Odisseia estreia Conservadores da Vida pelo Mundo

De sexta-feira a domingo, a partir de 4 de setembro, sempre às 16:00h, o Canal Odisseia reúne nomes como David Attenborough, Céline Cousteau, a famosa paleontóloga Jane Goodall ou Guillaume Néry, quatro vezes campeão mundial de mergulho em apneia, em “Conservadores da Vida Pelo Mundo“, um especial de doze documentários, que promete deslumbrar-nos com os locais mais surpreendentes do planeta.

A viagem começa com “América Central Selvagem com Nigel Marven”, um especial de três episódios que dá a conhecer a variada vida selvagem e cultural da América Central, das antigas ruínas maias de El Mirador, TikaleYaxha, no norte da Guatemala, às impenetráveis selvas húmidas que circundam a misteriosa Brecha del Darién, na fronteira entre o Panamá e a Colômbia.

Durante o périplo pela América Central, Nigel irá mostrar-nos morcegos comedores de rãs, no Panamá, ferozes répteis no sopé dos vulcões, na Guatemala, e todo o tipo de rãs venenosas, na Costa Rica. Além disso, iremos encontrar-nos com ecologistas locais e cientistas que trabalham na conservação da fauna selvagem destes fascinantes países.

Steve Backshall, aventureiro, naturalista e vencedor de três prémios BAFTA, chega ao canal a 11 de setembro, durante o especial “Mundos Inexplorados com Steve Backshall” composto por três episódios surpreendentes que nos conduzem pelos últimos recantos por explorar do planeta na zona do Ártico e México.

Com a ajuda da sua multidisciplinar equipa de peritos, escalaremos cumes virgens, faremos novas descobertas para a ciência, encontrar-nos-emos com todo o tipo de vida selvagem, conheceremos gente em lugares inóspitos e levaremos a luz a grutas que estiveram às escuras durante milhões de anos.

Pela mão de Sir David Attenborough, no documentário “As Florestas Secretas de Singapura com David Attenborough”, para ver a 18 de setembro, exploramos o lado mais selvagem destas incríveis florestas com espécies tão fascinantes como pouco conhecidas. A estrela indiscutível é o Presbytisfemoralis, um primata em risco de extinção, do qual existem apenas uns sessenta exemplares em Singapura. Iremos ainda encontrar escorpiões, dragões voadores, um ninho de formigas tecedeiras com quinta própria e um dos animais ungulados mais pequenos, o cervo-rato.

A 19 de setembro, em “Guillaume Néry, Surpreendente”, Guillaume Néry, quatro vezes campeão mundial de mergulho em apneia, convida-nos a conhecer o seu jardim secreto, a ilha de Moorea, na Polinésia Francesa, um dos sítios mais belos do mundo, onde podemos nadar com majestosas baleias-de-bossas, tartarugas e tubarões-martelo.

O recife de coral está em risco por causa das alterações climáticas, por isso, Guillaume juntou-se à equipa científica da Underthe Pole para estudar os corais e procurar uma solução para evitar que o nosso mundo seja engolido pelo mar.

Da mão do aclamado fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, a 20 de setembro, pelas 16h00, assistimos a “Egito Desde O Ar”, uma impressionante viagem aérea pelo Cairo, passando pela mesquita de Al-Hussein, um dos lugares de culto mais importantes do mundo, o delta do rio Nilo, Alexandria, a segunda maior cidade do país, e a zona costeira com coloridos tanques de sal, o canal do Suez e o paraíso Sharm el-Sheikh.

Jane Goodall é conhecida como primatologista, paleontóloga e etnóloga, quando decidiu deixar a sua vida para ficar no bosque com os chimpanzés, tornando-se uma inspiração para todos os que trabalham com animais selvagens. Em “Jane Goodall: A Nova Geração” para ver a 25 de setembro, às 16h00, vemos o seu neto Merlin a regressar à Tanzânia, onde tudo começou para a avó, há 60 anos, Através dos seus olhos, descobriremos uma Jane Goodall desconhecida, num retrato íntimo da sua vida e projetos.

Céline Cousteau, neta do famoso explorador e realizador Jacques Yves Cousteau chega ao Canal Odisseia a 26 de setembro em “Madagáscar: os Génios da Floresta”, um especial de dois documentários produzidos com a colaboração do Canal Odisseia, para regressar a este lugar mítico e revelar-nos como mudou a grande ilha do oceano Índico e os seus habitantes.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *