“Cândido – O Espião Que Veio do Futebol” estreia esta semana nos cinemas portugueses

Na próxima quinta-feira, dia 9 de maio, vai estrear nas salas de cinema portuguesas o filme “Cândido – O Espião Que Veio do Futebol“, que conta a história de Cândido de Oliveira (1896-1958), telegrafista, jornalista, selecionador nacional, jogador de futebol… e espião que ajudou os Aliados na luta contra os Nazis durante a 2ª Guerra Mundial.

Esta produção da Ukbar Filmes, realizada por Jorge Paixão da Costa, é protagonizada pelo ator Tomás Alves. Do elenco fazem ainda parte Teresa Tavares, Jorge Corrula, Filipe Vargas e Carloto Cotta, entre outros.

Foto/Divulgação: © Ukbar Filmes

O filme, inspirado em factos reais, leva-nos até 1939, numa altura em que o mundo entrou em guerra e Salazar declara a neutralidade de Portugal. Inicia-se então uma verdadeira corrida ao volfrâmio (ou tungsténio), um metal fundamental no armamento das potências beligerantes que enche os cofres do Estado português.

A neutralidade abre as portas a milhares de refugiados, mas também à espionagem internacional. Ingleses, franceses, italianos, japoneses e alemães criam redes de contactos recrutando informadores nas principais empresas portuguesas. Diversos espiões ao serviço das potências beligerantes instalaram-se em Portugal e as suas ordens eram claras: controlar a informação e o volfrâmio.

Foto/Divulgação: © Ukbar Filmes

Para assegurar o cumprimento das suas ordens, muitos deles executaram em Portugal algumas das mais importantes operações clandestinas de espionagem da 2ª Guerra Mundial. Cândido de Oliveira acompanhou e fez parte de uma dessas redes, a rede Shell, que os Britânicos operaram em Portugal entre 1941 e 1942, composta por portugueses e aliados de Inglaterra, França e outros países, e que previa um plano de destruição de infraestruturas do nosso país e de contraespionagem no caso de Portugal ser invadido pelos Alemães.

Antifascista e crítico da ditadura de Salazar, Cândido de Oliveira acabou por ser descoberto e detido pela PIDE, a polícia política do Estado Novo, e posteriormente enviado para o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.

“Cândido – O Espião Que Veio do Futebol” foi produzido om um orçamento estimado em 1,5 milhões de euros e contou com o apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP, da PIC Portugal, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa. Assista ao trailer:

Mais notícias de: Cândido - O Espião Que Veio do Futebol, Cândido de Oliveira, Jorge Corrula, Jorge Paixão da Costa, Teresa Tavares, Tomás Alves, Ukbar Filmes

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no nosso canal no Youtube.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha este campo
Preencha este campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Precisa de concordar com os termos para prosseguir.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram
YouTube
Google
Veja também…