Cannes 2018: Benicio Del Toro será o presidente do júri da secção Un Certain Regard

A organização do 71º Festival de Cannes anunciou hoje num comunicado que Benicio Del Toro (Sicario – Infiltrado) assumirá a presidência do júri da secção Un Certain Regard. O cineasta porto-riquenho sucede a Uma Thurman na liderança do júri da segunda principal secção competitiva do evento.

O comunicado recorda que Del Toro fez parte do júri presidido por Tim Burton que, em 2010, entregou a Palma d’Ouro a Apichatpong Weerasethakul por “O Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores” e descreve-o como “um artista sem fronteiras, forte amante do cinema de Jean Vigo e de Charlie Chaplin.”

A relação de Del Toro com o evento francês já vem de longa data e em 2008 venceu o prémio de Melhor Ator pela sua interpretação em “Che”, filme de Steven Soderbergh em que o ator deu vida a um dos comandantes que lideraram a Revolução Cubana, Che Guevara.

A edição deste ano, que vai decorrer entre 8 e 19 de maio, terá Cate Blanchett (Thor: Ragnarok) como presidente da competição principal, a 12ª mulher a ocupar o cargo, sucedendo ao espanhol Pedro Almodovar.

A 50ª Quinzena dos Realizadores, evento paralelo do festival francês, também irá homenagear Martin Scorsese, que será distinguido com o Carrosse d’Or, prémio honorário atribuído pela SRF – Société des Réalisateurs de Films. O cineasta, que venceu a Palma de Ouro por “Taxi Driver” em 1976, estará presente para uma Masterclass e apresentará uma cópia restaurada de “Mean Streets”, filme que marcou a sua estreia no Festival de Cannes.

Artigos relacionados