Cartaz oficial do 70º Festival de Cannes homenageia Claudia Cardinale

O cartaz da 70ª edição do Festival de Cannes, que se realiza entre os dias 17 e 28 de maio, é uma homenagem a Claudia Cardinale (Amor em Roma). A imagem apresenta a atriz em plena juventude, a dançar e a sorrir num telhado, na cidade de Roma, em 1959. No entanto, alguns retoques no Photoshop, já estão a criar polémica.

O comunicado que acompanhava o cartaz, incluía uma mensagem da própria Cardinale: “Sinto-me muito honrada e orgulhosa de levar a bandeira desta 70ª edição. Estou encantada com a foto eleita, porque é a imagem que tenho do festival – um evento que ilumina tudo ao seu redor. Esta dança no telhado foi em 1959, mas ninguém se lembra do nome do fotógrafo. A foto recorda as minhas origens e o início da minha carreira, uma época em que jamais teria imaginado subir as escadas da sala de cinema mais famosa do mundo. Feliz aniversário, Cannes!”.

Só que, pouco depois de ser divulgada a imagem, foram detetadas várias diferenças entre a foto original e a que vem estampada no cartaz, entre elas, uma cintura mais refinada, braços, pernas e joelhos. Estes retoques de Photoshop numa sex-symbol dos anos 60, provocaram vários tipos de reações negativas na rede, questionando os cânones de beleza, quando uma figura bela e espampanante como Cardinalle não consegui passar o exame.

Com ou sem polémica, lembramos que a seleção oficial desta 70ª edição será anunciada no dia 13 de abril. A atriz italiana Monica Bellucci (007 Spectre) será a anfitriã da cerimónia de abertura e encerramento do festival, cujo júri será presidido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar (Julieta).

Eis o poster:

Artigos relacionados