“Casa de Lava”: Cinema português na RTP2. Segunda longa-metragem de Pedro Costa

Este sábado, 17 de setembro, às 22:55h, há cinema português na RTP2. O canal público exibe esta noite “Casa de Lava“, a segunda longa-metragem de Pedro Costa (Vitalina Varela), filme que fez a estreia mundial no Festival de Cinema de Thessaloniki, na Grécia, em 1994, e que chegou ao circuito comercial nacional em fevereiro de 1995.

Esta história de dor e de sangue vivida por “zombies” e outros seres amaldiçoados, é protagonizada por Inês de Medeiros, Isaach de Bankolé, Edith Scob e Hestnes. Do elenco fazem ainda parte Luís Miguel Cintra e Isabel de Castro como atores convidados.

“No início é o ruído, o desespero e o abuso. Mariana (Medeiros) quer sair do Inferno. Estende a mão a um homem meio morto, Leão (Bankolé). Mariana, plena de vida, pensa que talvez possam escapar juntos do inferno. Acredita que pode trazer o homem morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites mais tarde percebe que estava enganada. Trouxe um homem vivo para o meio dos mortos.

Depois de se ter revelado uns anos antes com “O Sangue”, Pedro Costa confirmou com “Casa de Lava” todas as expectativas criadas por esse primeiro filme (no entanto, completamente diferente). O filme foi rodado na Ilha do Fogo, na paisagem vulcânica de Cabo Verde, que parece cobrir de cinzas toda a vida animal, vegetal ou mineral. Muita da estranheza vem do facto de Cabo Verde ser igualmente tratada como uma paisagem “linguística”, onde o vincar de uma identidade se confunde com o seu fechamento.

“Casa de Lava” é para ver esta noite, a partir das 22:55h, na RTP2. Veja o trailer.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.