“Charlatan”: Matt Damon interpretará um audacioso e perigoso charlatão

Protagonista de “Pequena Grande Vida” e “Suburbicon”, filmes que estão previstos estrear nos nossos cinemas em dezembro deste ano, Matt Damon, já encontrou o seu novo projeto. O ator irá estrelar e produzir “Charlatan”, uma história da vida real, adaptada do livro “Charlatan: America’s Most Dangerous Huckster, the Man Who Pursued Him, and the Age of Flimflam”, de Pope Brock, publicado em fevreiro de 2008.

No filme, Damon irá dar vida a John R. Brinkley (1885-1942), um audacioso e perigoso charlatão, que em 1917, depois de vender remédios de patente sem valor, chegou à pequena cidade de Milford, no Kansas, onde apresentou um extravagante método cirúrgico, utilizando glândulas de cabra, para restaurar a desvanecida virilidade dos agricultores locais mais idosos. Claro que a técnica não passava de um ardiloso disparate, mas conseguiu enganar milhares de clientes pagantes, que rapidamente transformaram o falso “Dr. Brinkley” no cirurgião mais rico e famoso dos Estados Unidos.

Brinkley também se destacou em outras áreas, nomeadamente, quando concorreu para o cargo de governador do Kansas, inventando técnicas de campanha ainda usadas na política moderna e além disso, construiu o transmissor de rádio mais poderoso do mundo e introduziu música country e blues na nação, tornando-se também numa força seminal do rock’n’roll. Em suma, Brinkley foi o criminoso mais criativo que os EUA jamais produziram.

Além deste projeto, o realizador Richard Linklater (Boyhood: Momentos de Uma Vida) está anunciado para dirigir um biopic, ainda sem título, sobre a vida de Brinkley, com Robert Downey Jr. (Homem-Aranha: Regresso a Casa) anexado para interpretar o popular vigarista.

Artigos relacionados