“Charlatão”: Filme de Agnieszka Holland estreia esta semana nos cinemas

Estreia e trailer do filme Charlatão

Na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, entre os novos filmes que vão entrar em cartaz nas salas de cinema portuguesas encontra-se o drama histórico “Charlatão” (Charlatan), um filme da realizadora polaca Agnieszka Holland, cineasta que reúne no elenco principal Ivan e Josef Trojan, pai e filho, que interpretam, respetivamente, o protagonista na fase adulta e na adolescência.

A longa-metragem é inspirada nas vida de Jan Mikolášek (1889-1973), um curandeiro checo que tratou centenas de pessoas utilizando remédios naturais, tendo como pano de fundo as duas Grandes Guerras e as três mudanças de regime que marcaram o contexto sócio-político da Checoslováquia ao longo do século XX.

Apesar do seu dom para o diagnóstico e para a cura, os métodos pouco convencionais de Mikolásek nem sempre são bem recebidos pela sociedade e o regime comunista qualifica-o como “charlatão”.

No filme, Agnieszka Holland explora a relação entre o pessoal e o político, entre a passagem do tempo e a imperfeição humana.

“Charlatão” fez a estreia mundial no Festival de Berlim 2020 e foi exibido fora de competição da Seleção Oficial do LEFFEST’20 — Lisbon & Sintra Film Festival. Assista ao trailer legendado:

Artigos relacionados