Charlie Chaplin: Midas Filmes vai exibir dois filmes em versões restauradas

A Midas Filmes anunciou que vai exibir no Cinema Ideal, em Lisboa, no próximo dia 11 de dezembro, dois filmes em cópias digitais restauradas do lendário e genial cineasta Charles Chaplin.

Nesta primeira fase, vão ser exibidos os filmes ‘O Garoto de Charlot’ de 1921 e ‘A Quimera do Ouro’ produzido em 1927. No próximo ano, a Midas vai recuperar mais dois fantásticos filmes, ‘O Grande Ditador (1940) e ‘Tempos Modernos’ (1936).

A quimera do ouro_capaNo primeiro (The Kid), o vadio (Chaplin) encontra um bebé abandonado e fica com ele. Cinco anos depois, criou-se uma forte amizade. Só que, a vida da mãe da criança que o abandonou deu uma volta e agora é uma rica cantora de ópera e que vai tentar reencontrar o bebé perdido.

No outro (The Gold Rush), Charlot é um solitário prospector que aventura-se no Alasca em busca de ouro. Durante uma tempestade, vai conviver numa barraca abandonada, com mais duas pessoas, Big Jim e um fugitivo da lei. Aí tem lugar a famosa cena onde Chaplin come a sua própria bota. Anos depois e perto daquele lugar, cresceu uma cidade, onde se apaixona por Georgia, uma empregada de bar.

Em simultâneo, a Midas vai editar em DVD, a série Chaplin Hoje, uma série de 10 filmes, com supervisão de Serge Toubiana, crítico e teórico do cinema e actualmente Director da Cinemateca Francesa.

Segundo a distribuidora, esta colecção permite uma viagem ao universo de Chaplin, permitindo também compreender melhor os seus métodos como actor, realizador e produtor.

Artigos relacionados