Chloë Grace Moretz (O Passageiro Oculto) e Joseph Gordon-Levitt (Os 7 de Chicago) foram anunciados como protagonistas de “White Night“, um thriller sobre uma das histórias cult mais infames de todos os tempos – o Massacre de Jonestown, um filme que será dirigido pela cineasta norueguesa Anne Sewitsky (A Very British Scandal).
O guião foi escrito por William Wheeler adaptado do livro de memórias intitulado “Seductive Poison: A Jonestown Survivor’s Story of Life and Death in the Peoples Temple”, um relato em primeira mão dos incidentes em torno do Templo dos Povos, cuja base na Guiana foi palco do massacre de Jonestown, escrito pela sobrevivente Deborah Layton.
E é precisamente Layton que Grace Moretz vai interpretar no filme, que irá contar como ela subiu na hierarquia do culto, tornando-se um membro de alto nível do Templo dos Povos até à sua fuga do acampamento. Gordon-Levitt será o pregador cristão Jim Jones, que em 1974, como uma extensão do seu culto sediado em São Francisco, estabeleceu-se em Jonestown, no noroeste da Guiana, numa tentativa de construir uma comunidade rural autossustentável.
O local tornou-se internacionalmente famoso quando, em 18 de novembro de 1978, mais de 900 pessoas morreram na comuna remota por envenenamento através da ingestão de cianeto, num evento denominado por Jones e alguns membros do culto como “suicídio revolucionário”, mas que normalmente é classificado como um “suicídio em massa”, embora algumas fontes, considerem que as mortes tenham sido parte de um assassinato em massa. O incidente tinha sido previamente ensaiado em eventos simulados com alguma regularidade e chamados “White Night” (Noites Brancas).
O projeto será produzido pela Archer Gray, junto com a FilmNation, que também financia o filme. As filmagens estão previstas para começarem nesta primavera, mas ainda não foi definida uma data para a estreia.