Cillian Murphy, vencedor do Óscar de Melhor Ator por “Oppenheimer“, vai ser o protagonista de “Blood Runs Coal“, uma adaptação cinematográfica do livro homónimo com o subtítulo “The Yablonski Murders and the Battle for the United Mine Workers of America”, de Mark A. Bradley.
Publicado em 2020, a obra passa-se no final dos anos 1960 nas minas de carvão da Pensilvânia, e narra um dos crimes mais infames que alterou a história dos sindicatos norte-americanos.
O projeto que está a ser desenvolvido pela Universal Pictures, também será produzido por Murphy junto com Alan Moloney, através da Big Things Films, e em parceria com John Davis e Jordan Davis da Davis Entertainment. A adaptação vai ser escrita por Jez Butterworth e John-Henry Butterworth que colaboraram anteriormente em filmes omo “Indiana Jones e o Marcador do Destino” e “No Limite do Amanhã”.
No filme, Murphy vai interpretar Chip Yablonski, um advogado que assumiu como missão de vida conseguir justiça para seu pai Joseph “Jock” Yablonski, membro sindical de longa data, que na véspera do Ano Novo de 1969, no pequeno bairro mineiro de carvão de Clarksville, foi assassinado junto com a maior parte da sua família.
Sete meses antes, Yablonski tinha anunciado a sua campanha para destituir Tony Boyle, o presidente corrupto dos Trabalhadores Mineiros Unidos da América (UMWA), que há muito desviava fundos do sindicato e servia os interesses das grandes empresas do carvão.