CineEco apresenta oficialmente a 27 ª edição e exibe filme sobre justiça climática

CineEco apresenta oficialmente o festival de 2021

A 27ª edição do CineEco – Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo, decorre entre 9 e 16 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Antes do arranque, o Município de Seia, entidade organizadora, dá o mote inicial do certame com a apresentação oficial das novidades deste ano, numa sessão que vai decorrer na próxima quinta-feira, 9 de setembro, às 21:30h, no Cineteatro da Casa da Cultura, onde serão sorteadas as personalidades que vão apadrinhar os documentários deste ano e que terão como missão promover as 10 longas-metragens internacionais que fazem parte da secção competitiva do CineEco.

Com entrada livre, será ainda exibido o filme “Now -Já“, do realizador e fotógrafo Jim Rakete, um documentário sobre justiça climática e a geração dos jovens ativistas ambientais liderados por Greta Thunberg. Na senda da transição verde, este documentário é, acima de tudo, um testemunho de esperança para a melhoria do estado de saúde do planeta, pautado por testemunhos vivos de Wim Wenders, Patti Smith e com contributos de 7 ativistas internacionais.

De acordo com a organização, cada longa-metragem internacional será “apadrinhada” por 2 personalidades, responsáveis por desenvolver ações de divulgação e marketing, contribuindo assim para a mobilização de público.

“Esta iniciativa pretende valorizar o papel destes agentes promotores do Festival como um todo e, em particular, de cada longa-metragem internacional. São preponderantes na ligação do Festival à sua comunidade. Esta é uma forma de, em cada ano que passa, alargamos a família CineEco”, explica a direção do certame.

De relevar que, como já é habitual, o Festival conta com um Padrinho e uma Madrinha nacionais. Este ano a responsabilidade caberá ao radialista e apresentador Júlio Isidro e à atriz Sofia Alves.

Em comunicado anterior, o CineEco revelou que a edição 2021 recebeu um número recorde de 93 filmes de mais de 20 países, destacando Portugal, França e Espanha como os países com maior representação cinematográfica na Competição Oficial da 27ª edição, que inclui documentário que versam sobre temáticas multidisciplinares como a atual situação climática, colonialismo tóxico, pandemia e outras doenças, a luta de comunidades pela defesa dos ecossistemas regionais, futuro sustentável, poluição marítima, justiça ambiental, entre outras abordagens.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados