Cinema, artes e informação. 5ª edição do Festival Mental de 20 a 28 de maio

Festival Mental 2021

Arranca nesta quinta-feira, 20 de maio, em Lisboa, a 5ª edição do Festival Mental, um evento que vai decorrer até ao dia 28 de maio, com atividades dedicadas dedicada ao cinema, artes e informação programadas para 3 espaços da capital: Cinema São Jorge, a Fábrica Braço de Prata e o Atmosfera M.

Segundo a organização, esta edição inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais, como a secção M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens, resultado de uma selecção de filmes vindos de 45 países através da plataforma Filmfreeway, e que ficou marcada com um substancial crescimento de submissões, quer em quantidade como em qualidade e diversidade temática no âmbito da Saúde Mental.

Como é habitual mantem-se os debates e conversas temáticas com o M-Debate e as M-Talks, os concertos na secção My Story My Song, o Mental Jovem e o Mental Júnior, e na edição literária do Mental 2021 será lançado o livro “Isto Não É Uma Invenção – Ecoansiedade e o Futuro do Planeta”, de Paulo Vieira de Castro dedicado à Ecoansiedade.

Os temas escolhidos para as M-Talks são: a Ecoansiedade, a Somatização e a Depressão. Neste âmbito, realizar-se-ão debates temáticos, que contam com a participação de psicólogos e psiquiatras, complementados pela projeção de três longas-metragens relacionadas a cada um dos temas, respetivamente, “No Coração da Escuridão” de Paul Schrader, o filme de Spike Jonze, “Inadaptado”, e o vencedor de dois Óscares, “Manchester by the Sea“, de Kenneth Lonergan.

O Festival Mental é uma produção da Safe Space Portugal que conta com a coprodução do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS. Depois da edição em Lisboa, o festival ruma atá ao Funchal (18 a 20/junho), Ponta Delgada (17 a 19/setembro) e Castelo de Vide (24 a 26/setembro).

Para mais informações consulte o site oficial do Festival Mental.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *