Cinema Nimas acolhe em janeiro o ciclo de cinema “Rever Paul Thomas Anderson”

Ciclo de cinema Rever Paul Thomas Anderson

O realizador californiano Paul Thomas Anderson vai ser o foco central de um ciclo de cinema organizado pela Medeia Filmes sob o título “Rever Paul Thomas Anderson“, composto por sete das suas longas-metragens, uma iniciativa que vai decorrer entre os dias 2 e 19 de janeiro, no Cinema Nimas, em Lisboa,

Anderson é um membro da primeira geração do chamado grupo “Cineastas da Video Store”, onde junto com realizadores como Quentin Tarantino e Kevin Smith, aprendeu o ofício da realização, adquirindo desta forma um vasto conhecimento da cultura e da técnica cinematográficas.

Segundo o comunicado de apresentação do ciclo, Paul Thomas Anderson é “um dos cineastas mais fascinantes e originais da sua geração, que assinou algumas das obras mais memoráveis do cinema dos últimos 25 anos”, tendo conquistado o Urso de Ouro em Berlim e o Prémio de Melhor Realizador em Veneza e em Cannes, festival onde se estreou com a sua primeira longa-metragem.

Anderson foi nomeado cinco vezes aos Óscares, quer como argumentista e realizador, a primeira com “Jogos de Prazer”, seguindo-se “Magnólia”, “Haverá Sangue”, “Vício Intrínseco” e “Linha Fantasma”. Apesar dos seus filmes terem conquistado várias estatuetas, Anderson não conquistou nenhum, algo que pode já acontecer na edição de 2022, com o seu mais recente trabalho, “Licorice Pizza“, filme que estreia esta semana nos cinemas nacionais.

Ainda de acordo com o texto, Anderson “explora a imperfeição humana que se materializa em personagens complexas e alienadas. Acedemos aos seus mundos através do contínuo movimento rítmico de uma câmara que segue, desliza e se desloca sem pressa, mas com energia e tensão, em torno das suas histórias. Únicas, de filme para filme”.

Conheça os títulos dos filmes que fazem parte da programação do ciclo e as datas e horários de exibição:

– “Haverá Sangue” (2007)
Domingo, 02 de janeiro às 14:00h e sexta-feira, 14 de janeiro às 17:00h.

– “Magnólia” (1999)
Segunda-feira, 3 de janeiro às 18:00h e quinta-feira, 13 de janeiro às 18:00h

– “Embriagado de Amor” (2002)
Terça-feira, 4 de janeiro às 17:00h e domingo, 16 de janeiro às 13:00h

– “Jogos de Prazer” (1997)
Quarta-feira, 5 de janeiro às 14:00h e segunda-feira, 17 de janeiro às 21:30h

– “Linha Fantasma” (2017)
Domingo, 09 de janeiro às 14:45h e terça-feira, 18 de janeiro às 12:30h.

– “O Mentor” (2012)
Segunda-feira, 10 de janeiro às 12:00h

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *